Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Morador é baleado em ação da PM na Região Metropolitana do Rio

Um morador foi baleado durante operação da Polícia Militar em São Gonçalo. Confrontos no Jardim Catarina e Complexo do Salgueiro resultaram em bloqueio da BR-101.

Quinta, 13 de Novembro de 2025 às 13:27, por: CdB

Confrontos acontecem no Jardim Catarina e no Complexo do Salgueiro; BR-101 chegou a ficar fechada por 1h.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

Um morador foi baleado durante uma operação da Polícia Militar no Jardim Catarina, em São Gonçalo, nesta quinta-feira. Houve intenso tiroteio na região e no Complexo do Salgueiro, comunidade vizinha. Por conta da ação, a BR-101, no trecho entre os quilômetros 304 e 309, ficou quase 1h bloqueada nos dois sentidos.

Morador é baleado em ação da PM na Região Metropolitana do Rio | BR-101 foi totalmente interditada durante a manhã
BR-101 foi totalmente interditada durante a manhã

Segundo testemunhas, José Anselmo da Silva Filho, de 53 anos, estava saindo de uma padaria em Santa Luzia quando acabou atingido. Ele é serralheiro e foi levado, por familiares, para o Hospital Estadual Alberto Torres, ainda com roupa de trabalho. No momento, está sendo atendido na unidade.

Durante a ação, policiais prenderam quatro suspeitos e apreenderam três pistola, drogas e um radiotransmissor. O caso está registrado na 74ª DP (Alcântara).

A operação

O tiroteio começou enquanto equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Transporte realizavam uma operação de combate a crimes ambientais na comunidade, com apoio do 7º BPM (São Gonçalo).

“Para garantir o êxito da ação e segurança dos agentes, informações adicionais só serão divulgadas posteriormente”, informou a prefeitura da cidade.

A ação dos militares mirou roubos de veículos e de cargas, além de remover barricadas instaladas nas vias. As duas comunidades ficam às margens da BR-101.

Moradores relataram disparos ainda nas primeiras horas do dia, e vídeos registrados dentro de estabelecimentos comerciais mostram a intensidade dos tiros. Motoristas também gravaram a longa fila que se formou na BR-101 durante a interdição, por volta das 9h.

Impactos

A Secretaria de Educação informou que as seguintes escolas estão fechadas: Escola Municipal Prefeito Nicanor Ferreira Nunes, Umei Augusto de Freitas Lessa, CIEP 051 Municipalizado Anita Garibaldi, Escola Municipal Professora Aida Vieira de Souza e Escola Municipal Santa Luzia, no Jardim Catarina.

E as Escolas Municipais Pastor Haroldo Gomes, Professora Niuma Goulart Brandão, João Aires Saldanha, Belarmino Ricardo Siqueira e Salgado Filho, no Complexo do Salgueiro.

As unidades de saúde são: USFs João Goulart, Jardim Catarina V, Agenor José – todas no Jardim Catarina; Elza Borges e Santa Luzia, em Santa Luzia; Tancredo Neves, no Luiz Caçador; David Capistrano e Itaúna I, em Itaúna; e Cnar, CSU Salgueiro, Albert Sabin, Neuza Brizola, Carlos Chagas e Palmeiras II, todas no Complexo do Salgueiro.

Outras ações

Segundo a corporação, a operação desta quinta-feira é a continuidade das ações realizadas ao longo da semana contra o Comando Vermelho.

Na quarta-feira, os policiais prenderam dois homens e apreenderam uma pistola, munições e seis rádios transmissores.

Já na segunda-feira, as equipes capturaram outros dois suspeitos e balearem um terceiro em confronto; ele não resistiu aos ferimentos. Nessa ação, os agentes apreenderam um fuzil calibre .50, um fuzil 5.56mm e drogas.

Edições digital e impressa