Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Milão inaugura Vila Olímpica dos Jogos de Inverno

A Vila Olímpica de Milão, concluída um mês antes do prazo, será a casa dos atletas durante os Jogos de Inverno e se transformará em um bairro moderno após o evento.

Quarta, 01 de Outubro de 2025 às 14:14, por: CdB

As obras foram concluídas em aproximadamente dois anos e meio, um mês antes do previsto.

Por Redação, com ANSA – de Milão

A Vila Olímpica que receberá os atletas dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália, foi apresentada na terça-feira na capital da região da Lombardia.

Milão inaugura Vila Olímpica dos Jogos de Inverno | Obras foram concluídas um mês antes do previsto
Obras foram concluídas um mês antes do previsto

As obras foram concluídas em aproximadamente dois anos e meio, um mês antes do previsto, e uma cerimônia em Milão que recebeu vários investidores e membros de instituições celebrou a entrega do local, que antigamente era uma antiga estação ferroviária.

A partir desta quarta-feira, as instalações passarão oficialmente para a Fondazione Milano Cortina 2026, organizadora do megaevento esportivo. No geral, o espaço conta com seis novos edifícios residenciais, dois prédios históricos reformados e mais de 40 mil metros quadrados de espaços públicos e verdes.

Vila Olímpica de Scalo Romana

O complexo abriga três campos esportivos, praças equipadas para eventos comunitários, dois ginásios, dezenas de salas de estudo e grandes terraços verdes inspirados em habitações populares milanesas.

Além disso, a Vila Olímpica de Scalo Romana faz parte de um amplo plano urbano, pois se transformará em um bairro jovem e internacional com cerca de dois mil moradores, seis mil trabalhadores e 20 espaços comerciais.

Após as Olimpíadas de Inverno, o espaço será transformado na maior unidade de moradia estudantil subsidiada da Itália, com 1,7 mil leitos. As diárias, todas sujeitas a controle de preços, custarão em média 864 euros (R$ 5,3 mil) por mês, aproximadamente 25% abaixo das taxas de mercado.

Edições digital e impressa