O político italiano disse esperar que “as Olimpíadas de Milão-Cortina sejam realmente mais uma forte mensagem de paz em um momento em que são travadas duas guerras às portas da Europa”.
Por Redação, com ANSA – de Milão
O governo da Itália revelou na segunda-feira, no pavilhão do país na Expo 2025, em Osaka, as tochas olímpica e paralímpica dos Jogos de Inverno de 2026, que serão realizados em Milão e Cortina d’Ampezzo.

A cerimônia contou com a presença do vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, e foi transmitida ao vivo durante um evento em Milão.
Olimpíadas de Milão-Cortina
Em discurso, o político italiano disse esperar que “as Olimpíadas de Milão-Cortina sejam realmente mais uma forte mensagem de paz em um momento em que são travadas duas guerras às portas da Europa”.
– As Olímpiadas têm um grande significado, estamos felizes em recebê-las na Itália – afirmou ele, acrescentando que os Jogos de Milão-Cortina serão, acima de tudo, “um grande evento de paz, porque o esporte e as Olimpíadas, em particular, sempre deixaram uma mensagem positiva na história”.
O chanceler italiano lembrou também do último “ataque criminoso russo contra a população civil de Sumy, na Ucrânia”. “Espero que, talvez quando os Jogos Olímpicos começarem, a fase de guerra já tenha terminado, assim como esperamos que a paz possa retornar ao povo palestino e que todos os reféns nas mãos dos terroristas do Hamas possam ser libertados.” Segundo o ministro do governo da premiê Giorgia Meloni, “há pessoas lá que sofrem” e “a guerra só traz dor, enquanto o esporte une”.
– Junto com as tochas, os portadores carregam uma mensagem de paz. Espero que eles possam levar sua luz a Moscou, Kiev, Tel Aviv, Gaza e a todos os lugares onde as pessoas sofrem – ressaltou.
Por fim, Tajani dirigiu um pensamento a todos os atletas paralímpicos, reforçando que a Paralímpiada também é “uma mensagem de liberdade porque não deve haver obstáculos para ninguém, por qualquer motivo”.