Rio de Janeiro, 29 de Janeiro de 2026

Jogos de Inverno de 2026 terão recorde de igualdade, diz COI

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 prometem ser os mais igualitários da história, com equilíbrio de gênero em quase todas as modalidades e competições mistas no esqui de fundo.

Quinta, 29 de Janeiro de 2026 às 12:29, por: CdB

Segundo a dirigente, quase todas as modalidades terão equilíbrio de gênero e, “pela primeira vez no esqui de fundo, mulheres e homens competirão na mesma distância”.

Por Redação, com ANSA – de Milão

O Comitê Olímpico Internacional (COI) informou na quarta-feira que os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália, serão os mais “igualitários” da história.

Jogos de Inverno de 2026 terão recorde de igualdade, diz COI | Instituição informou que quase todas modalidades terão equilíbrio de gênero
Instituição informou que quase todas modalidades terão equilíbrio de gênero

Charlotte Groppo, diretora de Igualdade de Gênero, Diversidade e Inclusão da instituição, revelou durante um evento na capital da região da Lombardia que a edição de 2026 contará com 50 eventos femininos, além de 47% dos atletas participantes sendo mulheres.

Modalidades

Segundo a dirigente, quase todas as modalidades terão equilíbrio de gênero e, “pela primeira vez no esqui de fundo, mulheres e homens competirão na mesma distância”.

Groppo também destacou que 54% dos comentaristas contratados pelo COI são mulheres, assim como dois terços dos gestores dos centros de transmissão do megaevento esportivo, que será realizado em 2026.

– Em Milão e Cortina d’Ampezzo, teremos ainda o maior número de árbitras da história dos Jogos Olímpicos de Inverno, com 40% do total – afirmou.

Edições digital e impressa