Uma triangulação preliminar aponta que o meteoro entrou na atmosfera na altura das cidades de Santa Juliana e Perdizes, mas ele pôde ser visto até mesmo em algumas cidades do interior de São Paulo, de Goiás e Brasília, segundo observadores de centros de pesquisa.
Por Redação - de Patos de Minas, MG
O céu se iluminou na madrugada deste sábado em Patos de Minas, interior mineiro, quando moradores de várias cidades, em um raio que chegou ao Estado de São Paulo, registraram a queda de um meteoro. Além das imagens, divulgadas nas redes sociais, uma explosão também foi ouvida no local.
O corpo celeste explodiu às 20h53 (horário de Brasília), segundo o observatório IDS, em Pato de Minas, e pôde ser visto em cidades como Perdizes, Santa Juliana, Iraí de Minas e Uberlândia, entre outras.
Segundo o professor Carlos Alberto Palhares, do Observatório Zenite de Monte Carmelo (MG), o fenômeno pôde ser visto também na cidade.
— Foi brutal, foi enorme — disse ele, a jornalistas.
Fragmento
Palhares sublinha que foi algo que não se vê todo dia, mas que acontece com certa frequência.
— É comum (a queda de meteoros), mas não nessa magnitude e com possibilidade de fragmento no solo — acrescentou Ivan Soares, operador da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) e responsável pelo Observatório IDS, em Pato de Minas (MG).
Soares afirmou, ainda, que ainda não tem confirmação se o meteoro registrado nesta sexta, de fato, chegou ao solo, mas "tem grandes chances”.
— É algo difícil de a gente comprovar se ele caiu em área não habitada — pontua.
Segundo o observador, há equipes estudando o fenômeno. Uma triangulação preliminar aponta que o meteoro entrou na atmosfera na altura das cidades de Santa Juliana e Perdizes, mas ele pôde ser visto até mesmo em algumas cidades do interior de São Paulo, de Goiás e Brasília.