Polícia Civil cumpriu 41 mandados de prisão e 94 de busca e apreensão contra expansão territorial do CV no RJ, MG e SP. Já a PM faz operações no Chapadão e em Vicente de Carvalho, na Zona Norte.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A PM do Rio fez operações na manhã desta terça-feira em áreas dominadas pelo Comando Vermelho (CV). Já a Polícia Civil prendeu 15 em uma investida contra a expansão territorial da facção criminosa em ações também em São Paulo e Minas Gerais. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 217 milhões e oito ferros-velhos foram interditados em meio ao cumprimento de 41 mandados de prisão e 94 de busca e apreensão.

Um dos presos é Cosme Rogério Ferreira Dias, apontado como mentor da barricadas. Ele se apresentava como empresário do ramo de reciclagem. Mas chefiava o braço financeiro da organização, fazendo lavagem de dinheiro e dando apoio logístico ao tráfico, indica a Polícia Civil.
A ação ocorre no dia seguinte ao anúncio feito pelo governador Cláudio Castro (PL) do projeto de remoção de barricadas usadas por facções em favelas da capital fluminense, Região Metropolitana e Baixada.
Procurada pela Agenda do Poder, a PM confirmou que faz operações em comunidades controladas pelo crime organizado em Vicente de Carvalho, Zona Norte do Rio.
Moradores têm compartilhado vídeos e áudios na internet com registros de confronto. “Muito tiro”, disse uma moradora.
Nesse cenário, há relatos de tiros na Vila Kosmos, nas comunidades Ipase e Morro do Trem. Há ainda denúncias de confrontos no Juramentinho, também em Vicente de Carvalho. A circulação de veículos na Avenida Vicente de Carvalho, uma das principais vias da região, está bloqueada nas imediações do Shopping Carioca.
Já no Complexo do Chapadão, em Costa Barros, o Bope, a tropa de elite da corporação, conta com o apoio do 41º BPM para retirar barricadas.
Ação na Região Metropolitana
A megaoperação Barricada Zero teve como ponto de partida o Jardim Catarina, em São Gonçalo, segundo informou a coluna do jornalista Ricardo Bruno. No local, ruas inteiras estão bloqueadas e o tráfego virou um desafio diário para moradores, comerciantes e serviços públicos.
A ação conta ainda com a articulação envolvendo prefeitos em cidades onde há a atuação de facções criminosas. A PM conta com seis kits — retroescavadeiras e caminhões basculantes — destinados exclusivamente à retirada de barricadas.
Doze municípios serão atendidos na primeira etapa: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti e Rio de Janeiro. A região do Grande Rio tem quase 14 mil barreiras mapeadas segundo relatório do Instituto de Segurança Pública (ISP).
Segundo o governador Cláudio Castro, técnicos já mapearam e confirmaram 13.604 pontos por meio de drones e de incursões da polícia nos territórios.