Após dificuldades no GP de Mônaco, Verstappen largou em segundo e chegou a escapar da pista em uma ocasião, mas conseguiu gerenciar bem a troca de pneus e as paradas nos boxes para garantir o terceiro triunfo consecutivo no Canadá.
Por Redação, com agências internacionais – de Ottawa
Em busca do tricampeonato, Max Verstappen, da Red Bull, venceu o GP do Canadá e aumentou a sua vantagem na ponta da Fórmula 1. Com o triunfo, o holandês igualou o número de vitórias de Ayrton Senna, com 41 cada. Além disso, essa foi a centésima vitória da equipe.
Após a etapa, Verstappen falou sobre igualar o feito de Senna. “Nunca esperei chegar a este tipo de número”, comentou.
Após dificuldades no GP de Mônaco, Verstappen largou em segundo e chegou a escapar da pista em uma ocasião, mas conseguiu gerenciar bem a troca de pneus e as paradas nos boxes para garantir o terceiro triunfo consecutivo no Canadá.
É claro que a chuva roubou a cena, e que não faltou confusão ao longo da prova, a começar pelo pequeno enrosco de Sergio Pérez e Pierre Gasly, porém nada que forçasse a entrada do safety-car. O carro de segurança, contudo, deu o ar da graça em dois momentos: primeiro com Logan Sargeant e, depois, num erro de Carlos Sainz que destruiu a bela corrida de Alexander Albon.
Mas o que contou mesmo foi o momento das paradas, e a sorte, que dessa vez sorriu para Verstappen no instante da primeira intervenção sob bandeira amarela. Àquela altura, era Lando Norris o líder e incrivelmente mais rápido, com 11s de vantagem sobre o neerlandês, porém a janela abriu no momento para obrigar Lando a ter de dar mais uma volta na pista.
Com Verstappen na ponta, e agora com um jogo de pneus rendendo muito mais, não tinha o que fazer. Dando aula em relargadas, só precisou cuidar para manter os demais adversários a uma distância segura. A McLaren, na verdade, até veio forte com Norris, e a Mercedes arriscou um pit-stop extra para buscar o pódio no fim. Mas a vitória já estava mais uma vez decidida na temporada 2024 da F1.
Formas ultrapassagem
A briga pelo top-3, aliás, foi muito boa no fim. Primeiro, George Russell forçou de todas as formas ultrapassagem sobre Oscar Piastri a seis voltas do fim e levou a pior, já que houve contato. Lewis Hamilton, então, aproveitou-se para buscar o australiano e ganhou o terceiro lugar, só que Russell não se deu por vencido e foi buscar o pódio na marra.
Hamilton terminou em quarto, com Piastri na quinta colocação. Fernando Alonso foi o sexto, à frente do companheiro de equipe, Lance Stroll. Daniel Ricciardo levou a RB ao oitavo posto, enquanto a Alpine fechou a zona de pontos, com Pierre Gasly e Esteban Ocon.
A próxima corrida da Fórmula 1 será o Grande Prêmio da Áustria. A nona etapa da temporada 2023 está marcada para o próximo dia 2, às 10h (de Brasília).