As tarifas de aplicativos transportes urbano subiram para níveis sem precedentes este ano nos Estados Unidos devido à falta de motoristas. Para a alegria das empresas, os passageiros até agora parecem indiferentes, voltando para as plataformas em números cada vez maiores.
Por Redação, com Reuters - de Nova York
O Uber e o Lyft estão emergindo da pandemia como empresas mais enxutas e de custo mais baixo, com um lucro operacional e o poder inesperado de aumentar os preços sem perder passageiros. As tarifas de aplicativos transportes urbano subiram para níveis sem precedentes este ano nos Estados Unidos devido à falta de motoristas. Para a alegria das empresas, os passageiros até agora parecem indiferentes, voltando para as plataformas em números cada vez maiores. – Acho que há mais poder de precificação do que qualquer um jamais percebeu que existia no setor – disse o diretor financeiro da Lyft, Brian Roberts, na semana passada. Na quinta-feira, o presidente-executivo da Uber Technologies, Dara Khosrowshahi, chamou o ambiente atual de "experimento gigante de preços". – Mesmo com os preços subindo ..., estamos vendo que, conforme as cidades reabrem, as pessoas começam a usar o produto, e o usam muito – disse Khosrowshahi. De acordo com uma análise da empresa de dados YipitData, as taxas médias cobradas por quilômetro nos Estados Unidos no terceiro trimestre foram quase 25% mais altas do que no mesmo período de 2019. Para viagens de aeroporto, que estão entre as rotas mais lucrativas da Uber e da Lyft, os aumentos de preços foram ainda mais acentuados.