Lula viajou à capital piauiense, nesta quinta-feira, para o lançamento do Plano Brasil Sem Fome, um dos principais instrumentos para o governo federal articular um conjunto de ações e programas com o objetivo de tirar o país do Mapa da Fome.
Por Redação - de Teresina
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou, nesta quinta-feira, em uma rede social, que o combate à fome é seu grande objetivo de vida. "Que o trabalhador possa voltar a comer as três refeições de forma digna e possa oferecer alimentação de qualidade para seus filhos. O trabalho continua", afirmou. Lula viajou para a capital Teresina, onde lançou o programa Brasil sem Fome.
Lula viajou à capital piauiense, nesta quinta-feira, para o lançamento do Plano Brasil Sem Fome, um dos principais instrumentos para o governo federal articular um conjunto de ações e programas com o objetivo de tirar o país do Mapa da Fome; reduzir as taxas de pobreza e de insegurança alimentar e nutricional. A nova política recebeu a aprovação da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).
Ao todo, o plano integra um conjunto de 80 ações e políticas públicas para alcançar cerca de 100 metas traçadas. São três eixos centrais, de acordo com Valéria Burity, secretária extraordinária de Combate à Fome, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Terceiro eixo
— O primeiro eixo reúne ações de garantia de acesso à renda, e também de promoção de cidadania, acesso à política pública de proteção social. O segundo eixo reúne ações que vão desde a produção até o consumo de alimentos adequados e saudáveis. E o terceiro eixo é de mobilização dos outros Poderes, dos outros Entes federativos e da sociedade civil, para que a gente reúna esforços para, de fato, combater a miséria no país — afirmou Valéria.
A capital piauiense foi a escolhida para receber o programa, com a presença do presidente Lula.