Rio de Janeiro, 12 de Novembro de 2024

Lula realça interesse pela busca de solução para Venezuela

Arquivado em:
Segunda, 05 de Agosto de 2024 às 19:34, por: CdB

Lula ainda falou a Boric sobre a iniciativa com Colômbia e México de buscar uma solução diplomática para o impasse no pleito venezuelano. Disse também que seu compromisso é com a paz.

Por Redação, com ABr – de Santiago do Chile

No primeiro dos dois dias que presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanecerá no Chile, ele disse nesta segunda-feira, ao lado do colega chileno, Gabriel Boric, que a diferença entre eles é um fator positivo. Lula e Bóric divergem quanto ao resultado das eleições na Venezuela. A declaração foi feita à imprensa em Santiago, no Palácio de La Moneda, após reunião entre os chefes de Estado.

lula-boric.jpg
Os presidente do Brasil, Lula, e do Chile, Bóric, cumprimentam-se no Palácio de La Moneda

Lula ainda falou a Boric sobre a iniciativa com Colômbia e México de buscar uma solução diplomática para o impasse no pleito venezuelano. Disse também que seu compromisso é com a paz. 

— Cada país tem a sua cultura, cada país tem seus interesses, suas nuances políticas. A gente não pode querer que todo mundo fale a mesma coisa, pense a mesma coisa, nós não somos iguais. Nós somos diferentes e isso é extraordinário porque a diferença permite que a gente procure encontrar nossas similaridades, as coisas que nos ajudam — disse Lula, sem citar, diretamente, a crise na Venezuela.

 

Discurso

Lula abandonou o roteiro oficial, ao encerrar seu pronunciamento.

— Expus as iniciativas que tenho empreendido com os presidentes Gustavo Petro e López Obrador em relação ao processo político na Venezuela. O respeito pela tolerância, o respeito pela soberania popular é o que nos move a defender a transparência dos resultados — disse.

Na noite passada, ao chegar à capital chilena, Lula preferiu não responder perguntas.

— Amanhã eu falo o que vocês quiserem — disse aos jornalistas que aguardavam na porta do hotel onde o presidente está hospedado.

 

Itamaraty

O primeiro compromisso do presidente nesta manhã, foi uma cerimônia de oferenda floral no Monumento al Libertador Bernardo O’Higgins. Em seguida, seguiu para um encontro bilateral com o presidente do país anfitrião. Ao todo, os chefes de Estado assinaram 17 acordos bilaterais em campos como ciência e tecnologia, direitos humanos, segurança cibernética e educação.

De acordo com o Itamaraty, Lula também pediu apoio do Chile ao lançamento do programa da ‘Aliança Contra a Fome e a Pobreza’, no que foi prontamente atendido. Nos moldes do Bolsa Família, maior programa social do governo petista, a iniciativa deve ser anunciada durante o encontro do G20, em novembro.

 

Outras agendas

Após encontro com Boric, Lula visitou o presidente da Corte Suprema, Ricardo Blanco; o presidente do Senado, José García Ruminot; e a presidente da Câmara, Karol Cariola.

À tarde, o chefe de Estado brasileiro visitou representantes da Latam, maior empresa chilena em operação no Brasil, e o secretário-executivo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), José Manuel Salazar-Xirinachs.

Lula e Boric também participaram de um fórum empresarial organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo