Ainda nesta manhã, Lula justificou o seu silêncio diante do indulto concedido por Jair Bolsonaro (PL) na última quinta-feira ao deputado bolsonarista Daniel Silveira, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e afirmou que o presidente foi "estúpido" e "medíocre".
Por Redação - de São Paulo
Líder nas pesquisas de intenção de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a alertar, nesta terça-feira, que é preciso dar atenção às eleições para o Congresso. Em conversa com jornalistas, o presidenciável ressaltou a necessidade da formação de uma bancada capaz de lhe permitir maior espaço nas duas Casas.
— Nessa campanha vou dar mais importância a campanha de deputados do que a presidencial. Não adianta votar no presidente e não votar em deputados para fazer as mudanças que necessitam — afirmou.
‘Armadilha’
Ainda nesta manhã, Lula justificou o seu silêncio diante do indulto concedido por Jair Bolsonaro (PL) na última quinta-feira ao deputado bolsonarista Daniel Silveira, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e afirmou que o presidente foi "estúpido" e "medíocre".
— O Bolsonaro foi estúpido quando fez essa decisão que ele tomou, essa graça que ele fez. Ele acha que é uma graça mesmo, não no sentido jurídico, mas do ponto de vista de sorrir. Ele foi medíocre — afirmou Lula em encontro com jornalistas nesta terça-feira.
Lula também justificou sua posição ao afirmar que, na realidade, o anúncio de Bolsonaro foi mais uma “armadilha”, para permanecer na mídia.
— Essa é uma discussão que eu nem comentei nada, porque tudo o que ele queria, aconteceu. Ele abafou o Carnaval. Fez isso na quinta-feira e isso ficou no noticiário na sexta, no sábado, no domingo e na segunda. Tudo o que ele quer é que ele permaneça no noticiário, o que aconteceu — continuou o petista.
Ataques ao STF
Para o líder na preferência do eleitor, em todas as pesquisas de opinião, a medida adotada por Bolsonaro é um ato legal, mas imoral.
— Ele tem o direito de fazer o indulto. A Suprema Corte tinha condenado o cidadão a nove anos de cadeia porque ele desrespeitou a instituição, ofendeu, xingou. Não sei se está certo também porque não sou advogado. Mas se ele desrespeitou e fez o indulto, quem é que vai julgar? A própria Suprema Corte. E o que aconteceu? Ele transformou isso num fato político — acrescentou.
Na última quarta-feira, Daniel Silveira foi condenado pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão, em regime inicial fechado, por ataques aos ministros da corte. Lula também afirmou que "não é normal" os embates entre Bolsonaro e o STF.
— Você acha que é normal a briga do presidente e a Suprema Corte? Não é normal, algo está errado. A Suprema Corte julga e o presidente governa, cada um cumpra com a sua função — concluiu.