“No Egito, conversando com a Marina Silva sobre a participação da sociedade civil brasileira na #COP27. O Brasil voltará a ser referência questão climática mundial”, escreveu Lula em uma rede social.
Por Redação, com agências internacionais - do Cairo
Presidente eleito do Brasil, o líder popular Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta terça-feira em Sharm el-Sheikh, no Egito, onde participa da COP27. Lula publicou uma foto ao lado da deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) em suas redes sociais, na qual afirma que o Brasil voltará a ser referência mundial no tema ambiental.
“No Egito, conversando com a Marina Silva sobre a participação da sociedade civil brasileira na #COP27. O Brasil voltará a ser referência questão climática mundial”, escreveu.
Embora a posse oficial de Lula ocorra apenas em 1º de janeiro, a presença de Lula na conferência mundial equivale à de um de chefe de Estado. A volta do ex-presidente ao governo é vista como esperança de o Brasil voltar a fazer diferença no enfrentamento ao aquecimento global.
A agenda de Lula:
Quarta-feira – Lula participa, às 5h da manhã (sempre no horário de Brasília) do evento ‘Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática’. O encontro tratará da retomadas de medidas de proteção ambiental junto com governadores da Amazônia. São eles Waldez Góes (PDT), do Amapá, Gladson Cameli (PP), do Acre, Mauro Mendes (PP), do Mato Grosso, Helder Barbalho, do Pará, Wanderlei Barbosa , do Tocantins, e Marcos Rocha, de Rondônia.
Às 10h15 – Lula faz seu pronunciamento na COP27, na área da ONU.
Quinta-feira, 4h da manhã – Encontro com representantes da sociedade civil brasileira,
Às 15 horas – ‘Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática’.
O presidente eleito deve manter ainda encontros bilaterais com dirigentes globais, entre eles da França, Alemanha e o presidente da Autoridade Climática dos Estados Unidos, John Kerry. Lula deve propor a criação de uma Autoridade Climática no Brasil e a realização da COP30 no país, em 2025.
Na sexta-feira – Viagem a Portugal para encontro com autoridades portuguesas. Retorna ao Brasil no fim de semana.