Rio de Janeiro, 14 de Julho de 2025

Lula abre agenda para visitar Cristina Kirchner, em Buenos Aires

Lula da Silva visita Cristina Kirchner, em prisão domiciliar, em Buenos Aires. Encontro acontece na quinta-feira, após autorização judicial.

Quarta, 02 de Julho de 2025 às 20:52, por: CdB

A decisão judicial já indica que a visita deverá ocorrer na quinta-feira, no apartamento onde mora Cristina Kirchner, na capital argentina.

Por Redação – de Brasília

Após a Justiça da Argentina autorizar o pedido da ex-presidenta Cristina Kirchner, que cumpre prisão domiciliar, para receber a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Itamaraty passou a planejar o trânsito até o local do encontro, que deverá ocorrer nesta quinta-feira. Lula permanecerá em Buenos Aires por duas noites e retorna ao país na sexta-feira.

Lula abre agenda para visitar Cristina Kirchner, em Buenos Aires | A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, encontra-se em prisão domiciliar
A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, encontra-se em prisão domiciliar

A decisão judicial já indica que a visita deverá ocorrer na quinta-feira, no apartamento onde mora Cristina Kirchner, na capital argentina. A passagem do líder brasileiro deverá respeitar o “estrito cumprimento” das regras de conduta impostas pela Justiça, as quais incluem “não perturbar a tranquilidade da vizinhança”, segundo a autorização judicial.

A ordem é assinada pelo juiz Jorge Gorini, responsável pela execução penal da ex-presidente. Lula vai a Buenos Aires para participar da 66ª Cúpula do Mercosul e aproveitará a ocasião para se reunir com a amiga, em uma visita estritamente pessoal, que não consta dos compromissos oficiais do presidente da República.

 

Defesa

A líder peronista, principal representante da oposição ao presidente anarcocapitalista Javier Milei, foi condenada a 6 anos de prisão domiciliar por suposta gestão fraudulenta de contratos de obras públicas na província de Santa Cruz. Ela nega as acusações e afirma se tratar de uma perseguição.

Por cumprir prisão domiciliar, ela tem de pedir aval judicial para receber visitas que não estejam em uma lista prévia apresentada pela defesa, composta por familiares, advogados, médicos e seguranças.

Edições digital e impressa