Para aliados, Lira ainda deve declarar apoio a Elmar Nascimento (União Brasil-BA), considerado seu favorito desde o ano passado. Mas os outros dois principais candidatos, Antonio Brito (PSD-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-SP), mantiveram suas candidaturas. O cenário torna a eleição mais incerta.
Por Redação – de Brasília
Setembro chegou e o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), ainda não anunciou quem será seu candidato à sucessão na Casa. A expectativa era de que a indicação ocorresse no mês anterior. Depois de uma semana intensa de negociações nos bastidores, o deputado alagoano não conseguiu fechar consenso para uma candidatura única articulada e apoiada por ele.
Para aliados, Lira ainda deve declarar apoio a Elmar Nascimento (União Brasil-BA), considerado seu favorito desde o ano passado. Mas os outros dois principais candidatos, Antonio Brito (PSD-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-SP), mantiveram suas candidaturas. O cenário torna a eleição mais incerta. Na avaliação de aliados do líder do chamado ‘Centrão’ é que o presidente da Câmara ainda não tem certeza da viabilidade de Nascimento.
Empresários
Nesta manhã, em conversa com interlocutores, Lira reafirmou que os três candidatos fazem parte do grupo que o elegeu e o reelegeu ao posto atual.
— Qualquer nome que seja escolhido entre os três, e aí a gente está misturando um pouco de viabilidade política com capacidade de aglutinação… A escolha não é fácil, o momento não é simples, porque você tem que fazer uma condução de uma sucessão entre amigos — afirmou Lira, em uma reunião com empresários.
Ainda na sexta-feira, penúltimo dia de agosto, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, marcou posição e defendeu que tanto Brito, seu candidato, quanto Pereira, mantivessem as candidaturas contra Elmar. Uma das manifestações de Kassab nesse sentido ocorreu em uma conversa com Pereira, neste fim de semana.