A ascensão da transformação digital tornou comum que serviços bancários e de investimentos sejam realizados pelo celular. Com isso, empresas e instituições financeiras estão estudando sobre a estratégia KYC: como fazer com que ela seja implantada com eficácia. O sistema KYC ("Know Your Customer") é um dos vários processos para que uma empresa consiga gerir riscos de acordo com as normas e leis de compliance e evitar prejuízos e fraudes. Neste artigo, daremos dicas sobre a estratégia KYC: como fazer para estruturar a jornada do cliente.
KYC e as leis que guiam a estratégia
A estratégia KYC usa informações que são consultadas em fontes de dados de pessoas físicas. Para isso é necessário aprender como fazer o KYC ser mais eficaz respeitando as leis de proteção de dados. Então, foram criadas normas que exigem que as empresas assegurem ao usuário a inviolabilidade e transparência no processo de uso dos seus dados pessoais. Além disso, existem também regras de combate contra lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, que agem a partir da busca pela origem da renda e do patrimônio do cliente, com o intuito de evitar riscos legais e sem prejudicar a reputação da empresa. Dito isso, vamos ao assunto KYC: como fazer para que seu cliente tenha uma jornada segura. Abaixo você irá aprender o passo a passo de como aplicar o processo sem riscos para a empresa e para o usuário.Estruturando a estratégia KYC
O KYC é um dos vários procedimentos de compliance e é obrigatório para empresas e instituições dos setores bancário e financeiro. O seu intuito é evitar crimes financeiros e ele se caracteriza pela análise de dados, com foco em segurança e confiabilidade para a relação cliente/empresa. Fonte: RawPixel Para que seja eficiente, a estratégia deve ser executada no início do relacionamento com o usuário. Porém, a maior dúvida sobre o KYC é como fazer para que ele seja implementado nos processos já existentes na empresa. Para isso existem quatro fundamentos centrais:- O respeito às Políticas de Privacidade do Cliente;
- Uso dos Processos de Identificação de Cliente;
- Monitoramento de Transações;
- Gerenciamento de Risco;