O plano propõe diferentes alternativas para os credores de acordo com a sua categoria e de que maneira preferem assumir as perdas com o não pagamento das dívidas pela Light.
Por Redação - do Rio de Janeiro
Em recuperação judicial há dois meses com uma dívida declarada da ordem de R$ 11 bilhões, a Light terá seu pedido para pagamento com desconto de credores avaliado pela Justiça do Rio de Janeiro, a partir desta segunda-feira.
O objetivo é reduzir o tamanho da dívida da companhia de geração e distribuição de energia, que atende a maior parte dos municípios do estado do Rio de Janeiro. A recuperação judicial da Light é um dos maiores casos do ano na crise que tem afetado empresas brasileiras de diferentes setores, tendo em comum um elevado grau de alavancagem financeira.
Acionistas
O plano propõe diferentes alternativas para os credores de acordo com a sua categoria e de que maneira preferem assumir as perdas com o não pagamento das dívidas pela Light. A empresa prevê ainda uma capitalização de pelo menos R$ 1 bilhão que pode ser feita de diferentes formas, de subscrição de acionistas privados ou públicos até nova captação de dívida.
Segundo informou a Light em comunicado, as diferentes opções “levam em consideração a pulverização da dívida da empresa e um universo heterogêneo de credores: são mais de 40 mil investidores pessoa física, 250 fundos de investimento e 10 instituições financeiras, nacionais e estrangeiras”.