Os organizadores das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio disseram que só vão decidir em junho o número de espectadores, ou mesmo se haverá espectadores, nos estádios dos Jogos.
Por Redação, com Sputnik - de Tóquio
Os organizadores das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio disseram que só vão decidir em junho o número de espectadores, ou mesmo se haverá espectadores, nos estádios dos Jogos.
A presidente do Comitê Organizador Tóquio 2020, Seiko Hashimoto, já anunciou, no entanto, que será "muito difícil" ter estádios cheios. Espectadores estrangeiros já foram barrados de assistir às competições.
– Proteção e segurança é a prioridade. Para isso, temos que observar a situação e considerar adequadamente. A partir de agora, ter as instalações lotadas é muito difícil, eu entendo isso – disse Hashimoto à imprensa nesta quarta-feira.
Os organizadores afirmaram que os atletas farão testes diários para a covid-19, aumentando um plano inicial de testes a cada quatro dias, conforme noticiado pela Reuters. Faltando menos de três meses para a cerimônia de abertura, Tóquio e outros três cidades do Japão estão em estado de emergência após vários picos de infecções.
"Enquanto olhamos para a evolução da situação com o status de infecções domésticas envolvendo novas cepas, concordamos que uma decisão sobre a capacidade dos espectadores nas instalações olímpicas e paralímpicas será tomada em junho", anunciaram as autoridades olímpicas.
Mais detalhes sobre o combate à pandemia nos Jogos são esperados em breve, conforme os organizadores atualizam seus "manuais" para Olimpíadas e Paralimpíadas.
– Estamos prontos com vocês para tomar todas as medidas necessárias para minimizar os riscos e fazer o povo japonês se sentir seguro – disse o chefe do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach.