Rio de Janeiro, 08 de Novembro de 2024

Joe Biden não deve participar da reunião climática COP28, dizem fontes

Arquivado em:
Quarta, 01 de Novembro de 2023 às 10:53, por: CdB

A 28ª reunião da "Conferência das Partes" das Nações Unidas sobre o clima, conhecida como COP28, será realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, Emirados Árabes Unidos, um grande produtor de petróleo.


Por Redação, com Reuters - de Washington


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não deve participar de uma reunião de líderes mundiais em novembro com foco na mudança climática, de acordo com duas autoridades norte-americanas e outra pessoa informada sobre o planejamento do evento.




biden.jpeg
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

A 28ª reunião da "Conferência das Partes" das Nações Unidas sobre o clima, conhecida como COP28, será realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, Emirados Árabes Unidos, um grande produtor de petróleo.


A agenda de Biden não está definida, ainda pode mudar e não é oficial até que seja anunciada, alertaram as pessoas. Duas disseram que nenhuma decisão final havia sido tomada.


A Casa Branca informou que não tinha atualizações sobre os planos de viagem de Biden.


– O presidente Biden liderou e cumpriu a agenda climática mais ambiciosa da história, tanto em casa quanto no exterior. Embora não tenhamos nenhuma atualização de viagem para compartilhar neste momento, a administração espera uma COP28 robusta e produtiva – disse um porta-voz.



Guerra no Oriente Médio


Os assessores de Biden estão equilibrando as demandas pelo tempo do presidente em meio a uma guerra no Oriente Médio e um confronto com a Câmara dos Deputados controlada pelos republicanos sobre os gastos federais, além de uma temporada de campanha presidencial que os assessores esperam que esquente em janeiro.


Dezenas de países planejam pressionar pelo primeiro acordo mundial para eliminar gradualmente carvão, petróleo e gás na reunião de Dubai.


Biden participou das duas cúpulas da COP desde sua posse em 2021. O ex-presidente Donald Trump, republicano que busca um segundo mandato em 2024, não compareceu aos eventos depois de anunciar que o país se retiraria do Acordo de Paris, o pacto global para combater as mudanças climáticas. Biden retornou os EUA ao pacto.


A participação de Biden na COP27 do ano passado no Egito foi anunciada apenas duas semanas antes do evento.




Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo