A reunião está planejada para ocorrer na terceira semana de dezembro, com duas datas colocadas como possibilidades principais: 17 ou 18.
Por Redação – de Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou aos seus auxiliares que pretende realizar, em dezembro, a terceira e última reunião ministerial de 2025. A expectativa no Planalto é a de que o encontro reúna todos os ministros para uma avaliação política e administrativa da gestão antes do fim do ano.

A reunião está planejada para ocorrer na terceira semana de dezembro, com duas datas colocadas como possibilidades principais: 17 ou 18. A ideia, segundo integrantes do governo, é que o encontro sirva para fazer um balanço do ano e traçar as principais linhas de ação política para 2026, diante as eleições presidenciais.
Ministros de Lula avaliam que esta reunião terá forte carga política, por ocorrer às vésperas do ano eleitoral. O presidente deve cobrar de cada pasta uma apresentação dos resultados de 2025 e das prioridades para o próximo ano com foco na execução de programas considerados estratégicos para o Planalto.
Encontro
Esta será a primeira grande reunião de todo o ministério desde o último encontro comandado por Lula, realizado em agosto deste ano. Naquela ocasião, o presidente reforçou a orientação para que os ministros ampliassem o anúncio das ações e programas do governo, reagindo a críticas e disputando a narrativa em diferentes frentes. Na reunião de agosto, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, apresentou o novo slogan do governo, com a frase: “Do lado do povo brasileiro”.
A definição de uma nova reunião ministerial para dezembro é vista no governo como um momento para alinhar discurso, ajustar novas estratégias e reforçar o engajamento dos ministros.