Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Irã diz que aceita proposta ‘justa’ sobre programa nuclear

Irã está aberto a uma proposta nuclear justa dos EUA, mas reafirma seu direito de enriquecer urânio. Saiba mais sobre as negociações e a situação atual.

Domingo, 12 de Outubro de 2025 às 16:41, por: CdB

No entanto, Araqchi disse que Teerã não abrirá mão de seu “direito de enriquecer urânio”, mas pode tomar medidas para fortalecer a confiança em relação à “natureza pacífica de seu programa nuclear”.

Por Redação, com Irna – de Teerã

O Irã receberia com satisfação uma possível proposta nuclear “justa e equilibrada” dos Estados Unidos, mas Teerã não recebeu nenhuma proposta para negociações, disse o principal diplomata do país, neste domingo.

Irã diz que aceita proposta ‘justa’ sobre programa nuclear | Irã adverte contra ataques a seus sites nucleares
Irã adverte contra ataques a seus sites nucleares

— Se recebermos uma proposta razoável, equilibrada e justa dos norte-americanos para negociações, certamente a consideraremos — afirmou o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, à televisão estatal.

 

Outro lado

No entanto, Araqchi disse que Teerã não abrirá mão de seu “direito de enriquecer urânio”, mas pode tomar medidas para fortalecer a confiança em relação à “natureza pacífica de seu programa nuclear”.

— É claro que isso está condicionado ao fato de o outro lado também tomar medidas para criar confiança – suspendendo parte das sanções — disse Araqchi, acrescentando que Teerã e Washington estavam trocando mensagens por meio de mediadores.

 

Negociações

Os Estados Unidos, seus aliados europeus e Israel acusam Teerã de usar seu programa nuclear para ocultar esforços para tentar desenvolver a capacidade de produzir armas. O Irã afirma que seu programa nuclear é apenas para fins pacíficos.

Antes de uma guerra de 12 dias entre o Irã e Israel em junho, à qual Washington se juntou atacando as principais instalações nucleares, Teerã e Washington realizaram cinco rodadas de negociações nucleares, mas enfrentaram grandes obstáculos, como o enriquecimento de urânio em solo iraniano, que as potências ocidentais querem reduzir a zero para minimizar qualquer risco de fabricação de armas.

Edições digital e impressa