Os agentes atuam em pontos estratégicos usados por facções criminosas nas comunidades do Lixão e Vila Ideal, e moradores registraram intenso tiroteio no início do dia.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A Polícia Civil realizou, na manhã desta quarta-feira, uma ação para combater roubos de cargas e de veículos em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Os agentes atuam em pontos estratégicos usados por facções criminosas nas comunidades do Lixão e Vila Ideal, e moradores registraram intenso tiroteio no início do dia. Ainda não há informações sobre prisões ou apreensões.
A operação conta com agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) da capital e Baixada. Segundo as informações, essas comunidades tornaram-se pontos de movimentação entre traficantes após os crimes. Os roubos, conforme a polícia, financiam disputas territoriais, compra de armas e até um “salário” para familiares de integrantes de facções que estejam presos ou soltos.
A Secretaria de Estado de Saúde informou que as unidades funcionam normalmente na região. Ainda não há registro de presos.
Operação Torniquete
A ação faz parte da segunda fase da Operação Torniquete, criada para reprimir o roubo, furto e receptação de cargas e veículos.
Desde o início da operação, em setembro de 2024, mais de 640 pessoas foram presas. Os veículos e cargas recuperados são avaliados em cerca de R$ 42 milhões. Ao todo, as ações já resultaram em bloqueios de bens e valores que ultrapassam R$ 70 milhões.
Bope apreende drogas no Chapadão após criminosos invadirem UPA
O Bope apreendeu drogas na manhã desta quarta-feira no Complexo do Chapadão, em Costa Barros, Zona Norte do Rio.
A ação da tropa de elite da PM ocorreu após criminosos armados invadirem a UPA da região à procura de rivais em meio à guerra entre Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP) pelo controle do tráfico na região.
Procurada, a PM informou à Agenda do Poder que os agentes foram recebidos a tiros na região durante um patrulhamento. As drogas apreendidas foram encaminhadas à 39ª DP (Pavuna), delegacia da área.
Nas redes sociais, moradores mencionaram a presença do Bope e tiros. “Barricadas em chamas, é a bala comendo firme no Chapadão”, escreveu um internauta. “Tiros ouvidos agora no Chapadão”, postou outro.
Na manhã desta terça-feira (30), um vídeo gravou homens armados invadindo a unidade hospitalar para sequestrar dois pacientes, confundidos com criminosos rivais supostamente baleados em confronto.
“Vai morrer (…). Que lugar do Chapadão?”, questionou o criminoso. “Eu sou trabalhador”, respondeu um dos pacientes. As vítimas foram liberadas pelo grupo criminoso logo após a ação.
O episódio ocorreu uma semana após um outro confronto na mesma região. Duas pessoas se feriram e ônibus foram usados para fazer barricadas.