Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Hospital Miguel Couto promove campanha de doação de sangue

O objetivo da ação é reforçar o banco de sangue do Hemorio, que fornece hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública do Rio de Janeiro, principalmente para emergências.

Terça, 30 de Maio de 2023 às 15:06, por: CdB

O objetivo da ação é reforçar o banco de sangue do Hemorio, que fornece hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública do Rio de Janeiro, principalmente para emergências.


Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro


O Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, promove, na próxima sexta-feira, das 9h às 15h, mais uma campanha de doação de sangue.




hospital.jpeg
O Hospital Miguel Couto quer reforçar o banco de sangue do Hemorio

O objetivo da ação é reforçar o banco de sangue do Hemorio, que fornece hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública do Rio de Janeiro, principalmente para emergências.


Doar sangue é seguro e salva vidas: a cada bolsa coletada, quatro pessoas são beneficiadas. Em 24h após a doação, o organismo do doador começa a recompor algumas substâncias que foram retiradas, de forma que a coleta de sangue seguinte pode ser feita após oito semanas para homens; e doze para mulheres, pois o sangue já estará com os componentes reconstituídos.


Para ser um doador de sangue é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar com autorização do responsável); e pesar mais de 50 kg. O voluntário não precisa estar de jejum e, trinta dias depois, pode pegar o resultado dos exames laboratoriais feitos com uma pequena amostra sanguínea retirada da doação.


Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings devem aguardar seis meses para fazer a doação, em geral. Quem teve covid-19 recentemente precisa aguardar 10 dias após a recuperação. Para mais informações acesse as redes sociais do Hemorio.



Serviço:


Doação de sangue no Hospital Municipal Miguel Couto


Data: sexta-feira, 2 de junho


Hora: das 9h às 15h


Local: Hall de entrada da Emergência


Endereço: Rua Mário Ribeiro, 117 – Leblon



Procon Carioca


O Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, realiza nesta quarta-feira o primeiro Riocon, Congresso das Relações de Consumo, que debaterá temas como fakenews, superendividamento, planos de saúde, novas tecnologias e questões judiciais. O evento acontece na Barra da Tijuca, das 9h às 19h.


O congresso ocorre às vésperas da 30ª Reunião Ordinária da Secretaria Nacional do Consumidor, que terá membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC). O encontro, organizado aqui no Rio pelo Procon Carioca, será nos dias 1 e 2 de junho, no mesmo local.


Na mesa de abertura do Riocon estarão o diretor-executivo do Procon Carioca, Igor Costa; o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous; a defensora pública-geral do Estado do Rio de Janeiro, Patricia Cardoso; o presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira; a subprocuradora-geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Ediléa Cesario, e a delegada da Delegacia do Consumidor (Decon), Liliane Olimpio.


– O Riocon vai debater temas atuais e de extrema relevância que impactam o dia a dia dos consumidores. Principais autoridades de todo o país estarão aqui para discutir políticas públicas de proteção e defesa do consumidor. Já a escolha do Procon Carioca para organizar a Reunião do Sistema Nacional do Consumidor no Rio é extremamente positiva para a cidade e o sistema estadual – afirma Igor Costa.


O Riocon está com a lotação esgotada, mas o público poderá acompanhar os debates de todos os painéis pelo YouTube do Procon Carioca.



Edições digital e impressa