Israel anunciou no domingo que expulsou dezenas de milhares de palestinos de três campos de refugiados no norte da Cisjordânia ocupada e proibiu seu retorno.
Por Redação, com CartaCapital – de Nova York
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, afirmou nesta segunda-feira que está “preocupado” com o “aumento da violência” na Cisjordânia e com “os apelos de anexação”, depois que Israel anunciou a ampliação de suas operações no território palestino.

– Estou gravemente preocupado com o aumento da violência e outras violações cometidas na Cisjordânia ocupada pelos colonos israelenses, assim como com os apelos de anexação – declarou Guterres ao Conselho de Direitos Humanos em Genebra.
Israel anunciou no domingo que expulsou dezenas de milhares de palestinos de três campos de refugiados no norte da Cisjordânia ocupada e proibiu seu retorno.
O exército israelense efetua há um mês uma grande operação nesse setor, que recebeu o nome “Muro de Ferro” e visa os grupos armados palestinos na Cisjordânia.
Também no domingo, o exército israelense anunciou o envio de tanques a Jenin. É a primeira vez que tanques operam na Cisjordânia desde o fim da segunda Intifada palestina, em 2005.
Violência na Cisjordânia
A violência na Cisjordânia, ocupada por Israel desde 1967, explodiu desde o início da guerra em Gaza, desencadeada pelo ataque sem precedentes do grupo islamista palestino Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023.
Em 19 de janeiro, as duas partes concordaram com um cessar-fogo em Gaza, mas a trégua parece cada vez mais frágil.
– Assistimos a um cessar-fogo precário. Devemos evitar a todo custo uma retomada das hostilidades – declarou Guterres, antes de destacar que os habitantes de Gaza já “sofreram demais”.