Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Guarda Municipal faz ação para conscientizar sobre uso correto de ciclovias

As ações educativas vêm sendo realizadas desde 2017 pela Subdiretoria Técnica de Trânsito, com a distribuição de mais de 30 mil folhetos feita por agentes de trânsito aos domingos e feriados.

Segunda, 12 de Agosto de 2019 às 11:25, por: CdB

As ações educativas vêm sendo realizadas desde 2017 pela Subdiretoria Técnica de Trânsito, com a distribuição de mais de 30 mil folhetos feita por agentes de trânsito aos domingos e feriados.

Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro realizou no domingo, ação educativa com a distribuição de folhetos informativos sobre o uso da ciclovia e das áreas de lazer nas orlas de Copacabana, Ipanema, Leblon e Aterro do Flamengo.
riociclovia.jpg
Guarda Municipal faz ação de conscientização de trânsito na orla de Copacabana
O trabalho de conscientização também conta com a participação dos bonecos Justo e Linda, macotes da equipe lúdica do Grupamento de Ronda Escolar, que distribuíram folhetos em Copacabana. As ações educativas vêm sendo realizadas desde 2017 pela Subdiretoria Técnica de Trânsito, com a distribuição de mais de 30 mil folhetos feita por agentes de trânsito aos domingos e feriados. A campanha de domingo utiliza 40 guardas e tem como objetivo promover a boa convivência entre pedestres, ciclistas, skatistas, patinadores e frequentadores em geral, além de orientar sobre as posturas municipais adequadas para as áreas de lazer, que são muito utilizadas nos fins de semana por cariocas e turistas. – Nosso objetivo é tornar as áreas de lazer um lugar ainda mais agradável para os cariocas, mas sabemos que é necessário respeitar as regras de circulação para esses locais. Nosso trabalho consiste em orientar a população a respeitar as regras – disse o subdiretor técnico de trânsito, inspetor Itaharassi Bonfim Júnior. Entre as informações contidas nos folhetos estão orientações para ciclistas respeitarem o limite de velocidade na ciclovia (20km), a proibição de pedalar na contramão e a necessidade de seguir as leis de trânsito. Já o pedestre é orientado a atravessar a rua sempre na faixa e a não caminhar ou correr na ciclovia. Vale lembrar que a legislação não proíbe uso de patins e skates na ciclovia e nas áreas de lazer, mas o uso deve ser feito de acordo com as regras de convivência. O folheto informativo também tem dicas para os motoristas, que são orientados a não estacionar e nem circular nas áreas de lazer. No local só é permitida a passagem de veículos policiais, de fiscalização, além de ambulâncias.
Edições digital e impressa