Rio de Janeiro, 14 de Julho de 2025

Governo iraniano admite quase mil mortos em conflito contra Israel

O Irã confirma 935 mortes, incluindo 38 crianças e 132 mulheres, após 12 dias de guerra contra Israel. Entenda os impactos do conflito.

Segunda, 30 de Junho de 2025 às 14:01, por: CdB

Entre os 935 mortos estão 38 crianças e 132 mulheres, algumas delas grávidas. O porta-voz iraniano, porém, não atualizou o número de feridos, que estava em 5.332.

Por Redação, com ANSA – Teerã

As autoridades do Irã confirmaram nesta segunda-feira  que quase mil mortes foram registradas durante os 12 dias da guerra contra Israel.

Governo iraniano admite quase mil mortos em conflito contra Israel | Conflito entre Israel e Irã foi chamado de ‘Guerra de 12 dias ‘
Conflito entre Israel e Irã foi chamado de ‘Guerra de 12 dias ‘

O boletim foi divulgado pelo porta-voz do Poder Judiciário iraniano, Asghar Jahangir, com base em dados forenses mais recentes, segundo a agência estatal Irna.

– Durante os 12 dias de guerra travada pelo regime sionista contra nosso país, 935 mártires foram identificados – declarou ele.

Entre os 935 mortos estão 38 crianças e 132 mulheres, algumas delas grávidas. O porta-voz iraniano, porém, não atualizou o número de feridos, que estava em 5.332.

O último balanço informado pelas autoridades de Teerã apontava 610 mortes, de acordo com dados do Ministério da Saúde local.

Já do lado de Israel, ao menos 28 pessoas perderam a vida, enquanto outras 3.238 ficaram feridas e precisaram ser hospitalizadas.

Guerra

A guerra teve início em 13 de junho, quando Israel lançou bombardeios contra o Irã, matando altos comandantes militares e vários cientistas ligados ao programa nuclear iraniano.

Na sequência, os ataques atingiram bases militares, instalações nucleares e também áreas residenciais.

O Irã, por sua vez, retaliou enviando uma série de mísseis e bombas contra cidades israelenses, incluindo Tel Aviv e Haifa.

O cessar-fogo foi anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, depois do bombardeio de Teerã contra a base militar americana de Al Udeid, nos arredores de Doha, no Qatar, em retaliação ao ataque norte-americano contra três instalações nucleares iranianas.

Edições digital e impressa