Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2025

Governo inicia capacitação contínua para o Escola em Tempo Integral

Governo inicia formação contínua para profissionais da educação visando implementar a política de Escola em Tempo Integral em todo o Brasil.

Quarta, 02 de Abril de 2025 às 12:38, por: CdB

O objetivo é capacitar profissionais para desenvolver e implementar a política de educação em tempo integral em todo o país.

Por Redação, com ACS – de Brasília

O Governo Federal iniciou na segunda-feira a Formação Continuada sobre a Política de Educação Integral em Tempo Integral.

Governo inicia capacitação contínua para o Escola em Tempo Integral | O Escola em Tempo Integral promove a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica
O Escola em Tempo Integral promove a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica

O objetivo é capacitar profissionais para desenvolver e implementar a política de educação em tempo integral em todo o país.

A iniciativa teve início na segunda-feira nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Nas outras regiões, o Módulo 1 da Formação terá início a partir de 7 de abril. A formação, parte do programa Escola em Tempo Integral , pretende, além de preparar os profissionais para implementar o programa, contribuir para massificar as políticas de educação integral.

Até a segunda-feira, mais de 14 mil pessoas já tinham feito a inscrição para o curso e ainda há vagas disponíveis em alguns estados. Secretários e equipes técnicas de secretarias de educação, diretores de escolas e integrantes de Conselhos de Educação podem solicitar vaga por meio de formulário próprio.

Ambiente virtual

Durante a semana de ambientação, os cursistas de cada região recebem, por e-mail, orientações para o acesso ao ambiente virtual de aprendizagem. As informações são encaminhadas pelas universidades federais que coordenam o curso e suas instituições parceiras em cada estado, que são: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Primeiros encontros

A formação é feita a distância, mas conta com encontros síncronos e, pelo menos, dois encontros presenciais por estado. Para outras informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail escolaemtempointegral@mec.gov.br. Os primeiros encontros presenciais de cada Estado ocorrerão de acordo com o calendário abaixo:

Data

Estado

26/05

Acre (AC)

23/05

Alagoas (AL)

22/05

Amapá (AP)

29/05

Amazonas (AM)

28/04

Bahia (BA) – Salvador

05/05

Bahia (BA) – Vitória da Conquista

25/04

Ceará (CE)

22/05

Espírito Santo (ES)

16/05

Goiás (GO)

22/05 – 23/05

Maranhão (MA)

06/05

Mato Grosso (MT)

25/04

Mato Grosso do Sul (MS)

22/05

Minas Gerais (MG)

22/05

Pará (PA) – Altamira , Marabá , Santarém

15/05

Pará (PA) – Belém

09/05

Paraíba (PB)

07/05

Paraná (PR)

07/05

Pernambuco (PE)

09/05

Piauí (PI)

20/05

Rio de Janeiro (RJ)

14/05

Rio Grande do Norte (RN)

06/05

Rio Grande do Sul (RS)

29/05

Rondônia (RO)

15/05

Roraima

16/04

Santa Catarina (SC)

23/05

São Paulo (SP)

29/04

Sergipe (SE)

29/05

Tocantins (TO)

Tempo Integral 

Escola em Tempo Integral é uma estratégia coordenada pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação destinada a promover a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e as modalidades da educação básica. Ele tem como finalidade viabilizar o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação 2014-2024.

ProUni 2025

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), divulgou, na terça-feira, o resultado da lista de espera do processo seletivo para o primeiro semestre de 2025 do Programa Universidade Para Todos (ProUni).

Os estudantes podem conferir se foram pré-selecionados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior . A lista de espera do ProUni é voltada a inscritos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares ou que foram reprovados por não formação de turma.

De 1º a 11 de abril, os candidatos deverão comparecer às instituições de ensino para as quais foram pré-selecionados, a fim de comprovarem as informações prestadas em sua inscrição. Além disso, os estudantes devem ficar atentos quanto à existência de eventuais exigências adicionais por parte das instituições. Todo o processo é gratuito , e as informações oficiais são divulgadas nos canais de comunicação do MEC.

Balanço – 

Na primeira chamada do ProUni, divulgada no início de fevereiro, 197.080 estudantes haviam sido pré-selecionados. Já na 2ª chamada, no fim de fevereiro, foram convocados 86.373 pré-selecionados. A edição de 2025 teve 1,5 milhão de inscrições, sendo que 768.296 pessoas se inscreveram, cada participante pode escolher até dois cursos para concorrer à bolsa. Nesta edição, foram ofertadas 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas por todo o país. Dessas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905 parciais.

ProUni 20 anos 

Criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, o ProUni oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O programa ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo a pessoa sem diploma de nível superior. Em 2025, ele comemora 20 anos de existência, com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados entre 2005 e 2024.

Nessas duas décadas, mulheres (56%) e negros (55%) foram maioria entre o público da política. Além disso, segundo o Censo da Educação Superior de 2023, ao se analisarem os efeitos do Programa na taxa de conclusão de curso superior, verificou-se que 58% dos participantes concluíram a graduação. Ao todo, 1,46 milhão de bolsistas concluíram seus cursos de graduação. Já entre os estudantes que não participam do programa, o percentual cai para 36%. Os dados ressaltam o impacto social do ProUni no acesso e na conclusão do ensino superior por parte de grupos vulnerabilizados.

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