O objetivo é capacitar profissionais para desenvolver e implementar a política de educação em tempo integral em todo o país.
Por Redação, com ACS – de Brasília
O Governo Federal iniciou na segunda-feira a Formação Continuada sobre a Política de Educação Integral em Tempo Integral.

O objetivo é capacitar profissionais para desenvolver e implementar a política de educação em tempo integral em todo o país.
A iniciativa teve início na segunda-feira nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Nas outras regiões, o Módulo 1 da Formação terá início a partir de 7 de abril. A formação, parte do programa Escola em Tempo Integral , pretende, além de preparar os profissionais para implementar o programa, contribuir para massificar as políticas de educação integral.
Até a segunda-feira, mais de 14 mil pessoas já tinham feito a inscrição para o curso e ainda há vagas disponíveis em alguns estados. Secretários e equipes técnicas de secretarias de educação, diretores de escolas e integrantes de Conselhos de Educação podem solicitar vaga por meio de formulário próprio.
Ambiente virtual
Durante a semana de ambientação, os cursistas de cada região recebem, por e-mail, orientações para o acesso ao ambiente virtual de aprendizagem. As informações são encaminhadas pelas universidades federais que coordenam o curso e suas instituições parceiras em cada estado, que são: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Primeiros encontros
A formação é feita a distância, mas conta com encontros síncronos e, pelo menos, dois encontros presenciais por estado. Para outras informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail escolaemtempointegral@mec.gov.br. Os primeiros encontros presenciais de cada Estado ocorrerão de acordo com o calendário abaixo:
Data |
Estado |
26/05 |
Acre (AC) |
23/05 |
Alagoas (AL) |
22/05 |
Amapá (AP) |
29/05 |
Amazonas (AM) |
28/04 |
Bahia (BA) – Salvador |
05/05 |
Bahia (BA) – Vitória da Conquista |
25/04 |
Ceará (CE) |
22/05 |
Espírito Santo (ES) |
16/05 |
Goiás (GO) |
22/05 – 23/05 |
Maranhão (MA) |
06/05 |
Mato Grosso (MT) |
25/04 |
Mato Grosso do Sul (MS) |
22/05 |
Minas Gerais (MG) |
22/05 |
Pará (PA) – Altamira , Marabá , Santarém |
15/05 |
Pará (PA) – Belém |
09/05 |
Paraíba (PB) |
07/05 |
Paraná (PR) |
07/05 |
Pernambuco (PE) |
09/05 |
Piauí (PI) |
20/05 |
Rio de Janeiro (RJ) |
14/05 |
Rio Grande do Norte (RN) |
06/05 |
Rio Grande do Sul (RS) |
29/05 |
Rondônia (RO) |
15/05 |
Roraima |
16/04 |
Santa Catarina (SC) |
23/05 |
São Paulo (SP) |
29/04 |
Sergipe (SE) |
29/05 |
Tocantins (TO) |
Tempo Integral
Escola em Tempo Integral é uma estratégia coordenada pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação destinada a promover a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e as modalidades da educação básica. Ele tem como finalidade viabilizar o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação 2014-2024.
ProUni 2025
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), divulgou, na terça-feira, o resultado da lista de espera do processo seletivo para o primeiro semestre de 2025 do Programa Universidade Para Todos (ProUni).
Os estudantes podem conferir se foram pré-selecionados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior . A lista de espera do ProUni é voltada a inscritos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares ou que foram reprovados por não formação de turma.
De 1º a 11 de abril, os candidatos deverão comparecer às instituições de ensino para as quais foram pré-selecionados, a fim de comprovarem as informações prestadas em sua inscrição. Além disso, os estudantes devem ficar atentos quanto à existência de eventuais exigências adicionais por parte das instituições. Todo o processo é gratuito , e as informações oficiais são divulgadas nos canais de comunicação do MEC.
Balanço –
Na primeira chamada do ProUni, divulgada no início de fevereiro, 197.080 estudantes haviam sido pré-selecionados. Já na 2ª chamada, no fim de fevereiro, foram convocados 86.373 pré-selecionados. A edição de 2025 teve 1,5 milhão de inscrições, sendo que 768.296 pessoas se inscreveram, cada participante pode escolher até dois cursos para concorrer à bolsa. Nesta edição, foram ofertadas 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas por todo o país. Dessas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905 parciais.
ProUni 20 anos
Criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, o ProUni oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O programa ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo a pessoa sem diploma de nível superior. Em 2025, ele comemora 20 anos de existência, com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados entre 2005 e 2024.
Nessas duas décadas, mulheres (56%) e negros (55%) foram maioria entre o público da política. Além disso, segundo o Censo da Educação Superior de 2023, ao se analisarem os efeitos do Programa na taxa de conclusão de curso superior, verificou-se que 58% dos participantes concluíram a graduação. Ao todo, 1,46 milhão de bolsistas concluíram seus cursos de graduação. Já entre os estudantes que não participam do programa, o percentual cai para 36%. Os dados ressaltam o impacto social do ProUni no acesso e na conclusão do ensino superior por parte de grupos vulnerabilizados.