Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Golpe por celular pede dinheiro para regularização do CPF

As mensagens são enviadas em nome da Receita Federal e, em geral, contêm links que induzem a pessoa a pagar uma taxa indevida com a finalidade de regularização do cadastro. Cores da bandeira do Brasil e menções ao Imposto de Renda também são utilizadas. 

Terça, 05 de Julho de 2022 às 08:54, por: CdB

As mensagens são enviadas em nome da Receita Federal e, em geral, contêm links que induzem a pessoa a pagar uma taxa indevida com a finalidade de regularização do cadastro. Cores da bandeira do Brasil e menções ao Imposto de Renda também são utilizadas. 

Por Redação, com Brasil de Fato - de São Paulo

Um novo golpe tem deixado a Receita Federal em alerta. Por meio de  mensagens de Whatsapp, SMS ou e-mail, golpistas oferecem o serviço de regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF) com a cobrança de uma taxa. A regularização do cadastro, no entanto, é gratuita e pode ser feita pela Internet, no site da Receita.
golpecelular.jpeg
Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo CPF Digital, no seu tablet ou celular
A seguir, saiba como se prevenir e, também, como consultar se seu CPF tem alguma pendência. As mensagens são enviadas em nome da Receita Federal e, em geral, contêm links que induzem a pessoa a pagar uma taxa indevida com a finalidade de regularização do cadastro. Cores da bandeira do Brasil e menções ao Imposto de Renda também são utilizadas. A Receita afirma que as verdadeiras mensagens enviadas pelo órgão não contêm links. A regularização do documento pode ser feita no site da Receita Federal, sobretudo quando o CPF está irregular por falta dados cadastrais do contribuinte. A ausência de declaração do Imposto de Renda obrigatório por cinco anos também torna o CPF irregular. Para consultar se esse é seu caso, é necessário acessar o portal e-CAC. Para acertar as contas com o leão, é preciso baixar o programa de declaração de Imposto de Renda correspondente ao ano que está pendente. Para ter acesso ao andamento da sua solicitação de regularização e imprimir o comprovante de inscrição no CPF, acesse este link.

Consultar a situação do CPF

Para consultar a sua situação cadastral, acesse este link da Receita Federal. É necessário adicionar o número do CPF e a data do seu nascimento e clicar em "sou humano". Em seguida, aparecerá na tela do seu aparelho o comprovante emitido pelo Ministério da Economia. Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo CPF Digital, no seu tablet ou celular, que está disponível para download na Google Play e na App Store. Caso a situação do seu CPF apareça como "cancelado", você deve agendar atendimento em uma das agências da Receita Federal.
Edições digital e impressa