ela primeira vez o alerta de tempo severo foi disparado pela defesa civil da capital paulista para os celulares da população, avisando da situação perigosa.
Por Redação, com Climatempo – de São Paulo
Neste sábado, 25 de Janeiro, a cidade de São Paulo completava 471 anos. O dia foi de muito calor, com temperatura máxima de 33°C. Pela manhã, o sol apareceu sempre com um pouco de nuvens. Mas o calor intenso e a grande disponibilidade de umidade no ar geraram nuvens carregadas sobre a capital paulista, no fim da tarde.

A Climatempo alertou que a partir do meio da tarde e também na noite deste sábado, há risco de novos temporais sobre a cidade de São Paulo, com potencial para transtornos com alagamentos, enxurradas fortes, e interrupção do fornecimento de energia. Na véspera, nuvens extremamente carregadas passaram sobre a cidade de São Paulo provocando uma tempestade como não se via há muito tempo.
Pela primeira vez o alerta de tempo severo foi disparado pela defesa civil da capital paulista para os celulares da população, avisando da situação perigosa.
Temporal
As nuvens de temporal se formam pela combinação do excesso de calor, grande disponibilidade de umidade no ar; além da passagem de uma frente fria em alto mar e também da presença uma circulação de ventos com tendência ciclônica (de movimento horário) na região do Estado de São Paulo.
O temporal que caiu na tarde de sexta-feira deixou dezenas de vias alagadas na cidade e ruas que viraram verdadeiros rios. Por volta das 19h50 desta sexta-feira, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, da prefeitura da cidade de São Paulo, informava 37 pontos com alagamento na cidade, sendo que 6 ainda eram intransitáveis.