Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Filho ’03’ reacende disputa interna e volta a dividir a direita para 2026

A disputa interna no PL reacende tensões entre Eduardo e Nikolas Ferreira, refletindo um embate geracional na direita brasileira. Entenda os desdobramentos.

Sexta, 07 de Novembro de 2025 às 19:50, por: CdB

A nota de ’03’ afirma que “a briga na direita que todos estão vendo é simples. Nikolas quer se livrar do Bolsonaro de vez. Ele está liderando uma dissidência, e vários políticos mais jovens estão com ele”.

Por Redação, com agências de notícias – de Washington e São Paulo

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) reacendeu a tensão no Partido Liberal (PL) ao compartilhar uma publicação nas redes sociais em que acusa o colega Nikolas Ferreira (PL-MG) de tentar se afastar do ex-mandatário neofascista Jair Bolsonaro.

Filho ’03’ reacende disputa interna e volta a dividir a direita para 2026 | O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) prega o afastamento de Bolsonaro
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) prega o afastamento de Bolsonaro

A nota de ’03’ afirma que “a briga na direita que todos estão vendo é simples. Nikolas quer se livrar do Bolsonaro de vez. Ele está liderando uma dissidência, e vários políticos mais jovens estão com ele. O problema? O de sempre: ‘Temos que nos descolar do Bozo sem perder o eleitor.’ Eles querem continuar sendo eleitos pelos bolsonaristas, mas não querem mais prestar contas ao Bolsonaro”.

 

Críticas

Eduardo Bolsonaro, com a nova polêmica, volta a criticar publicamente o colega mineiro. Em julho deste ano, o parlamentar já havia declarado ser “triste ver a que ponto o Nikolas chegou”, sinalizando um desgaste crescente na relação entre ambos.

A tensão entre as alas do PL reflete um embate geracional dentro da direita, entre os aliados mais próximos do ex-presidente e os jovens parlamentares que buscam construir uma imagem política mais independente.

A crise ganhou novos contornos com a divulgação do relatório da Polícia Federal (PF) que embasou o indiciamento de Jair e Eduardo Bolsonaro por coação. O documento aponta que o deputado paulista compartilhou com o pai mensagens contendo críticas à Nikolas, reforçando o desconforto com o comportamento do mineiro.

 

Imagem

Os investigadores confirmaram que as trocas ocorreram em 17 de julho, via WhatsApp. Eduardo teria enviado dois links da rede X que criticavam a ausência de Nikolas em manifestações pró-Bolsonaro; além de mensagens que sugeriam uma tentativa de “descolar” sua imagem do ex-presidente.

Em uma das mensagens repassadas por Eduardo, o texto dizia: “Divulgar a manifestação na Av. Paulista, zero. Divulgar palestra em Curitiba, vale até repostar o Silvio Grimaldo. Jair Bolsonaro está em BH, já já veremos na prática a arte de ‘colar no Bozo’ pra depois ‘descolar do Bozo’”.

Edições digital e impressa