Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Festival reúne culturas de 12 países latinos, na capital paulista

Descubra o Festival Integração Cultural dos Povos da América Latina e Caribe, com música, dança e performances de 12 países latinos em São Paulo.

Domingo, 28 de Setembro de 2025 às 16:46, por: CdB

A festa, organizada pela Associação Latino Americana de Arte e Cultura, é gratuita e traz apresentações de músicas tradicionais e contemporâneas, danças populares e performances.

Por Redação, com ABr – de São Paulo

São Paulo é o Estado brasileiro com maior número de imigrantes e, para representar e divulgar a cultura latino-americana, o Largo do Arouche recebeu, neste domingo, o Festival Integração Cultural dos Povos da América Latina e Caribe. 

Festival reúne culturas de 12 países latinos, na capital paulista | O festival reuniu artistas de países latino-americanos, no Largo do Arouche
O festival reuniu artistas de países latino-americanos, no Largo do Arouche

A festa, organizada pela Associação Latino Americana de Arte e Cultura, é gratuita e traz apresentações de músicas tradicionais e contemporâneas, danças populares e performances. As expressões artísticas que serão apresentadas no festival representam patrimônios culturais registrados em seus países de origem.

 

Direitos Humanos

No total, 12 países estiveram representados: Bolívia, Peru, Brasil, Chile, Argentina, Haiti, Colômbia, México, Venezuela, El Salvador, República Democrática do Congo e Cuba.  

— Mais do que um encontro artístico, o festival é uma celebração da memória e da resistência. Cada música e cada dança carregam séculos de história, reafirmando a identidade de povos originários, comunidades latino-americanas, caribenhas e africanas. Os artistas participantes são guardiões de ritmos e tradições que atravessam gerações, preservando a cultura como território de luta, pertencimento e transformação — pontuou Tania Bernuy, ativista pelos direitos humanos e produtora cultural do festival.

 

Riqueza

Para Bernuy, o Brasil já tem a contribuição da cultura indígena e afrodescendente, como a capoeira, o samba, o axé. Por ser um país tão grande, com essa riqueza muito particular de cada estado, a própria integração cultural brasileira traz uma falta de compreensão na sua magnitude.

— É muito necessário que sejam feitos debates sobre esta questão da integração regional para fortalecer um reconhecimento pleno do indivíduo como dotado de sua própria cultura e enriquecer a própria etnia para transpassar as futuras gerações — acrescentou.

 

Migração

Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entre 2017 e 2022, o estado de São Paulo recebeu 736 mil imigrantes, mesmo tendo registrado pela primeira vez um saldo migratório negativo.

A cidade conta com uma população estrangeira diversificada, sendo os países de origem com maior índice migratório a Bolívia (mais de 15 mil pessoas) e a Venezuela (mais de 14 mil pessoas). 

Edições digital e impressa