Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Fãs de Brizola questionam a proposta de federação com PSDB

Arquivado em:
Sexta, 11 de Outubro de 2024 às 19:05, por: CdB

No caso dos tucanos, a medida é desesperada. O PSDB bem perdendo substância nos últimos anos e em São Paulo, onde nasceu, está praticamente inativo desde a derrota do candidato José Luiz Datena, no último domingo.

Por Redação – de Brasília

Os líderes do PSDB e do PDT têm conversado sobre a possibilidade da formação de uma federação partidária, ao lado também do Solidariedade. A medida visa, basicamente, manter as três legendas em funcionamento, após uma série de derrotas nas urnas. O objetivo é oficializar o entendimento até o fim do ano.

brizola.jpg
Brizola, ex-governador do Rio Grande do Sul e duas vezes do Rio de Janeiro, marcou gerações de políticos brasileiros

No caso dos tucanos, a medida é desesperada. O PSDB bem perdendo substância nos últimos anos e em São Paulo, onde nasceu, está praticamente inativo desde a derrota do candidato José Luiz Datena, no último domingo. Na véspera, o deputado Aécio Neves (PSDB-MG)), o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), e o sindicalista Paulinho da Força (Solidariedade) reuniram-se para adiantar o processo. A ideia é que aliança apresente um projeto de alternativa à direita em um “centro democrático” no Brasil.

Inimigos figadais do fundador do PDT, o ex-governador socialista Leonel de Moura Brizola, PSDB e Solidariedade já estiveram em trincheiras opostas. Hoje em dia, no entanto, as partes estimam que a federação reunirá cerca de 50 deputados, na largada.

 

Alternativa

Para Aécio Neves, o grupo pode agregar novos parlamentares que “não estão satisfeitos na divisão entre petismo e bolsonarismo no Congresso”.

— Não estamos atrás de cargos e espaços. Estamos atrás de um projeto de centro democrático — diz ele.

Aécio também diferenciou o movimento do PSD, de Gilberto Kassab, partido que saiu fortalecido das eleições municipais.

— Em vez de buscar apresentar um projeto alternativo ao lulopetismo e ao bolsonarismo com sua força adquirida, Kassab se fortalece para conquistar espaços com quem está no poder — concluiu.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo