A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu, em reunião plenária, na Cidade do Samba, região portuária do Rio, que o início das apresentações dos domingos será às 19h30, e a segunda escola programada entrará na avenida às 21h.
Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro
O público dos ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial para o Rio Carnaval 2024 vai poder assistir às apresentações uma hora mais cedo a partir do próximo domingo, quando será a vez da Portela e da Unidos da Tijuca.
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu, em reunião plenária na terça-feira, na Cidade do Samba, região portuária do Rio, que o início das apresentações dos domingos será às 19h30, e a segunda escola programada entrará na avenida às 21h.
Com a decisão de antecipar o horário, a Liesa atendeu a um pedido do prefeito do Rio, Eduardo Paes, do público e dos componentes das escolas, que terão mais facilidade nos transportes na volta para casa.
No domingo passado, por causa de problemas técnicos no sistema do carro de som que percorre a Passarela do Samba junto com as escolas, o início do ensaio técnico da Mocidade Independente de Padre Miguel sofreu um atraso de uma hora, o que causou transtornos aos desfilantes e aos foliões que foram assistir, por falta de transportes públicos. No seu pedido, o prefeito justificou a antecipação do horário dizendo que o povo tem que trabalhar na segunda-feira.
– Com essa antecipação, o público e os componentes poderão retornar com mais tranquilidade usando o transporte público, além de poder ter um tempo a mais para descansar e trabalhar no dia seguinte – observou o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro em nota da instituição.
Reclamação na Liesa
Além disso, foi aprovado o retorno da Mocidade Independente de Padre Miguel à Passarela do Samba para novo ensaio técnico. A escola tinha apresentado uma reclamação na Liesa apontando que tinha sido prejudicada pelos problemas técnicos no som. O novo ensaio da verde e branca da zona oeste será no dia 21, excepcionalmente às 18h30, antes da Paraíso do Tuiuti e do Salgueiro.
Em relação à falha técnica, a Liesa encaminhou uma reclamação formal à empresa responsável pelo carro de som e cobrou explicações sobre o ocorrido. “A entidade já está estudando formas de aprimorar o sistema e evitar que haja qualquer tipo de falhas”, informou na nota.
Transporte gratuito
Segundo a Liesa, uma parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) vai conceder passagens gratuitas no metrô e no trem aos componentes das agremiações para a chegada e o retorno dos ensaios técnicos. “Serão distribuídos 150 bilhetes de ida e volta para cada escola de samba do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense”, informou.
Confira o novo calendário dos ensaios técnicos do Grupo Especial:
14/1 (domingo)
19h30 - Portela
21h - Unidos da Tijuca
21/1 (domingo)
18h30 - Mocidade
20h - Paraíso do Tuiuti
21h30 - Salgueiro
28/1 (domingo)
19h30 - Grande Rio
21h - Mangueira
3/2 (sábado)
18h30 - Lavagem da pista Passarela do Samba em cerimônia com baianas e água de cheiro
20h - Beija-Flor
21h30 - Vila Isabel
4/2 (domingo)
19h30 - Viradouro
21h - Imperatriz Leopoldinense