Apresentações seguem até 8 de fevereiro, com arquibancadas gratuitas, controle de acesso por aplicativo.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Começaram nesta sexta-feira os ensaios técnicos das escolas do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí. A programação segue até o domingo e se repete no fim de semana seguinte, nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro.

Os ensaios técnicos são etapas importante na preparação para os desfiles oficiais, e se consolidaram como opção para moradores, turistas e visitantes que desejam acompanhar de perto o clima do carnaval.
As apresentações contam com arquibancadas gratuitas, estrutura semelhante à dos dias de desfile e transmissão ao vivo pelo canal oficial Rio Carnaval, no YouTube.
Programação
Sextas-feiras (30/1 e 6/2)
21h – Acadêmicos de Niterói
22h – Mocidade Independente de Padre Miguel
23h – Estação Primeira de Mangueira
0h – Unidos da Tijuca
Sábados (31/1 e 7/2)
20h – Unidos de Vila Isabel
21h – Acadêmicos do Salgueiro
22h – Paraíso do Tuiuti
23h – Portela
Domingos (1º e 8/2)
18h – Unidos do Viradouro
19h – Imperatriz Leopoldinense
20h – Acadêmicos do Grande Rio
21h – Beija-Flor de Nilópolis
Ingressos
Apesar de gratuitos, este ano a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) adotou um modelo híbrido de controle de acesso, com emissão antecipada de ingresso através do aplicativo Rio Carnaval. Segundo a Liesa, a medida busca evitar superlotação e organizar o acesso às arquibancadas e frisas.
Os ingressos devem ser retirados exclusivamente pelo aplicativo oficial Rio Carnaval. Cada CPF pode emitir um ingresso por dia. A Agenda do Poder já orientou como os interessados podem retirar os passaportes. Além dos ingressos por aplicativo, também haverá controle de acesso presencial, com catracas.
Alguns camarotes privados também funcionam durante os ensaios, com venda de entradas.
O que pode levar
É permitido entrar com coolers, isopores e bolsas térmicas para uso pessoal. Estão proibidos objetos de vidro, materiais perfurantes, drones e animais de estimação.
Metrô, trens e barcas operam com esquema especial para atender o público nos dias de ensaio.
Interdições
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) informou que haverá bloqueios em vias de acesso e no entorno do Sambódromo entre sexta-feira e domingo, além do fim de semana seguinte.
As interdições começam a partir das 18h de sexta-feira e variam conforme o dia e o horário dos ensaios. Também haverá proibição de estacionamento em diversas ruas da região, além de inversões de mão de direção. Veja aqui as ruas que terão bloqueios.
A operação contará com agentes da CET-Rio, Guarda Municipal, apoiadores de tráfego, viaturas, motocicletas e painéis de mensagens variáveis. Técnicos do COR-Rio vão monitorar o trânsito em tempo real para ajustes na programação semafórica, se necessário.