O marco estabelece a maturidade e os princípios tecnológicos do AS700D, segundo analistas, e foi desenvolvido de forma independente pela China, fornecendo uma reserva técnica para o desenvolvimento de dirigíveis elétricos subsequentes, disse a AVIC.
Por Redação, com Xinhua – de Pequim
O dirigível elétrico tripulado AS700D da China realizou o voo inaugural bem-sucedido e marca um avanço para o país em equipamentos de aviação verde no setor de economia de baixa altitude, anunciou a Aviation Industry Corporation of China (AVIC), desenvolvedora do dirigível que utiliza tecnologia mais leve do que o ar.

O marco estabelece a maturidade e os princípios tecnológicos do AS700D, segundo analistas, e foi desenvolvido de forma independente pela China, fornecendo uma reserva técnica para o desenvolvimento de dirigíveis elétricos subsequentes, disse a AVIC. Na manhã passada, a aeronave cruzou os céus de Jingmen, na Província de Hubei, no centro da China.
Confortável
O dirigível realizou uma decolagem vertical e, em seguida, subiu rapidamente a uma altitude de 50 metros. Depois de pairar brevemente, realizou um pouso vertical e parou de forma estável.
— O voo do dirigível elétrico é mais leve e suave, assim como dirigir carros de nova energia. Ele opera silenciosamente, e tanto a experiência de pilotagem quanto a de viagem são mais confortáveis — disse o piloto do voo inaugural, Lin Hong.
Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa de Veículos Especiais da AVIC, o AS700D é um novo tipo de dirigível totalmente elétrico com uma atualização abrangente de eletrificação baseada no dirigível tripulado AS700, que usa gasolina de aviação como combustível.
Ele utiliza um avançado sistema de acionamento elétrico com bateria de lítio, sistema de hélice, sistema de controle de empuxo vetorial e sistema de resfriamento para substituir o motor aeronáutico e o sistema de combustível tradicionais.