Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Conflito entre EUA e Rússia causaria 'colapso quase total do mundo', diz Vucic

Arquivado em:
Domingo, 20 de Fevereiro de 2022 às 08:08, por: CdB

Segundo Vucic, países como a Rússia, Ucrânia e os EUA são dos maiores produtores de alimentos e um conflito entre eles conduziria a uma crise maciça nos mercados.

Por Redação, com Sputnik - de Belgrade

Presidente da Sérvia Aleksandar Vucic declarou no sábado que um conflito entre os EUA e Rússia poderia levar ao colapso do mundo.

servia.jpg
Presidente da Sérvia Aleksandar Vucic

Segundo Vucic, países como a Rússia, Ucrânia e os EUA são dos maiores produtores de alimentos e um conflito entre eles conduziria a uma crise maciça nos mercados.

– Se acontecer alguma coisa entre os norte-americanos e russos a um nível global, e eles (países ocidentais) impuserem sanções sobre tudo o que é da Rússia, o que faremos com o petróleo, o gás? – questionou líder sérvio em entrevista ao canal de TV Tanjug.

Vucic recordou que China, EUA, Rússia, Ucrânia e Índia são os maiores produtores de grãos, trigo e milho.

– O que aconteceria no mercado no mesmo segundo se algo acontecesse? Estamos todos esperando e temos quase a certeza que nada vai acontecer, mas (...) temos que estar preparados – declarou.

Relações entre os EUA e Rússia

Ele disse também que se as relações entre os EUA e Rússia chegarem a um conflito "será um colapso quase completo do mundo que conhecemos".

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou durante a 56ª Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, que "se o objetivo do Kremlin é ter menos Otan nas suas fronteiras, ele apenas terá mais Otan".

Anteriormente a empresa estatal de energia e exportadora de gás da Rússia Gazprom relatou que as instalações subterrâneas de armazenamento de gás (UGS, na sigla em inglês) na Europa estavam 95,3% vazias em 17 de fevereiro.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo