Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Comissão Europeia inicia investigação antitruste contra Facebook

Arquivado em:
Sexta, 04 de Junho de 2021 às 06:55, por: CdB

A Comissão Europeia anunciou a abertura de uma investigação formal antitruste contra o Facebook para avaliar se a plataforma violou as regras de concorrência da União Europeia.

Por Redação, com Sputnik - de Bruxelas

A Comissão Europeia anunciou a abertura de uma investigação formal antitruste contra o Facebook para avaliar se a plataforma violou as regras de concorrência da União Europeia.
facebook.jpg
A Comissão Europeia anunciou a abertura de uma investigação formal antitruste contra o Facebook
"A Comissão Europeia abriu uma investigação formal antitruste para avaliar se o Facebook violou as regras de concorrência da União Europeia usando dados de anúncios coletados particularmente de anunciantes com o objetivo de concorrer com eles em mercados onde o Facebook está ativo, tais como anúncios classificados. A investigação formal também vai avaliar se o Facebook associa seu serviço de anúncios classificados on-line Facebook Marketplace a sua rede social, violando as regras de concorrência da União Europeia", segundo comunicado de imprensa da comissão.

Dados coletados

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, prometeu que a comissão analisará detalhadamente se os dados coletados "forneceram ao Facebook uma vantagem competitiva indevida". De acordo com o comunicado, a Comissão Europeia vai cooperar estreitamente com a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido, que iniciou sua própria investigação independente ao uso de dados pelo Facebook. Criado em 2016, estima-se que o Facebook Marketplace é utilizado por quase um bilhão de usuários em 70 países. Contudo, a rede social tem sido acusada de utilizar os dados de seus usurários para prejudicar seus concorrentes em publicidade on-line.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo