Rio de Janeiro, 18 de Dezembro de 2025

Facebook limita compartilhamento de links externos a usuários pagos

Meta testa novo sistema que restringe compartilhamento de links externos no Facebook a usuários pagos, impactando criadores de conteúdo e empresas.

Quinta, 18 de Dezembro de 2025 às 12:19, por: CdB

O novo sistema que está sendo testado pelo Meta exige que os criadores de conteúdo e as empresas obtenham uma assinatura do Meta Verified para poderem publicar links em conteúdo orgânico na rede social.

Por Redação, com Europa Press – de São Francisco

O Facebook quer testar o valor que o compartilhamento de links para conteúdo externo em publicações traz para assinantes verificados e, portanto, decidiu testar um novo sistema que limita esse compartilhamento a dois links por mês para aqueles que não são Meta Verificados.

Facebook limita compartilhamento de links externos a usuários pagos | Assinatura do Facebook pode restringir links para sites externos
Assinatura do Facebook pode restringir links para sites externos

O novo sistema que está sendo testado pelo Meta exige que os criadores de conteúdo e as empresas obtenham uma assinatura do Meta Verified para poderem publicar links em conteúdo orgânico na rede social.

Isso ocorre porque quem não tiver essa assinatura só poderá incluir dois links por mês no conteúdo orgânico que publicar, conforme a empresa informou aos criadores que estão participando desse teste, conforme relatado pelo Engadget e pelo analista Matt Navarra.

O teste, por enquanto, está limitado a alguns perfis de criadores de conteúdo sem Meta Verificado que usam páginas ou um modo profissional. E não leva em conta links para conteúdo afiliado, links para outros serviços do Meta ou em comentários.

Conteúdo externo

Essa é uma medida que afeta totalmente os usuários que usam a rede social para compartilhar conteúdo externo, como editores de mídia, mas também criadores de conteúdo e empresas, que veem o Facebook como um canal para promover seus negócios e direcionar tráfego para seus sites.

Conforme explicou um porta-voz, “este é um teste limitado para entender se a capacidade de publicar um volume maior de publicações com links traz valor adicional para os assinantes verificados do Meta”.

O Meta Verificado é uma assinatura para criadores de conteúdo e empresas que concede ao perfil um emblema azul para garantir que a pessoa que está publicando é quem diz ser, com o objetivo de criar mais confiança entre os usuários da rede social e combater o phishing. Ela oferece proteções aprimoradas, suporte técnico e alguns recursos adicionais.

Edições digital e impressa