Concessionária informa que, dependendo da região e da localização, reabastecimento deve levar mais de 72 horas.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A Cedae concluiu na manhã deste domingo o reparo em uma tubulação no interior da Estação de Tratamento de Água do Guandu. Com o término da manutenção, a produção de água do sistema, que vinha operando com cerca de 55% da capacidade, começou a ser restabelecida de forma gradual.

Segundo a companhia, as concessionárias responsáveis pela distribuição de água nas áreas atendidas pelo Sistema Guandu já foram comunicadas e iniciaram o processo de normalização do abastecimento em suas regiões de atuação.
A concessionária Rio+Saneamento informa que, dependendo do bairro e localização, a retomada de abastecimento de água pode levar até mais que 72 horas. “O impacto será severo, sobretudo para as pontas de rede e ruas mais altas”, informa a Rio+Saneamento.
Destruição e famílias desalojadas
O problema teve início na última sexta-feira, com o rompimento de uma tubulação dentro da unidade, provocando um forte impacto na vizinhança. Por volta do meio-dia, moradores relataram um estrondo seguido por uma grande quantidade de água que invadiu casas e estabelecimentos comerciais no entorno da estação.
O vazamento deixou um rastro de destruição, com telhados, muros e paredes danificados. Nove famílias precisaram deixar suas residências por causa dos estragos causados pelo incidente. Durante os trabalhos de manutenção, outros dois rompimentos foram registrados, o que prolongou a instabilidade do sistema.
Zona Oeste e Baixada
Com os vazamentos, o Sistema Guandu passou a operar com aproximadamente metade de sua capacidade. O fornecimento de água foi totalmente interrompido para consumidores da Zona Oeste do Rio de Janeiro e de sete cidades da Baixada Fluminense, além de provocar queda de pressão em outras regiões do Grande Rio.
A Cedae informou que a retomada do abastecimento ocorre de forma progressiva e que áreas mais altas ou distantes da estação podem levar mais tempo para ter o fornecimento plenamente restabelecido.
Estes são os bairros afetados para a A Rio+Saneamento: Bangu, Barra de Guaratiba, Campo dos Afonsos, Campo Grande, Cosmos, Deodoro, Gericinó, Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Jabour, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Sepetiba, Vila Kennedy e Vila Militar.