Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Manutenção no Guandu leva Cedae a pedir uso moderado de água no Rio

Manutenção no Sistema Guandu leva Cedae a recomendar economia de água. Intervenção afeta abastecimento em sete cidades do Rio de Janeiro.

Terça, 25 de Novembro de 2025 às 11:20, por: CdB

Intervenção anual começou às 2h desta terça-feira e vai até 20h, atingindo sete cidades do Rio de Janeiro.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

A manutenção anual do Sistema Guandu, que começou às 2h desta terça-feira, deve seguir até as 20h. A intervenção inclui a instalação de novos equipamentos, testes de dispositivos de segurança e outras ações preventivas. A Cedae recomenda que a população economize água durante o período de manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu e na Elevatória do Lameirão.

Manutenção no Guandu leva Cedae a pedir uso moderado de água no Rio | Obras de modernização e melhorias operacionais serão realizadas no Sistema Guandu
Obras de modernização e melhorias operacionais serão realizadas no Sistema Guandu

Durante a parada, o fornecimento de água será temporariamente interrompido em diversas cidades do Rio e da Baixada Fluminense, entre elas Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados.

Mais de 500 profissionais envolvidos

Mais de 500 profissionais participarão da operação, que envolve cerca de 100 serviços, incluindo ajustes eletromecânicos, inspeções de segurança, substituição de peças e limpeza de estruturas normalmente inacessíveis durante a operação do sistema.

A retomada do Sistema Guandu será gradual após a conclusão dos trabalhos, com previsão de alcançar 100% da capacidade de produção de água até as 2h de quarta-feira. A distribuição nas áreas atendidas ficará a cargo das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento.

A Rio+Saneamento também realizará 40 intervenções próprias durante a parada, com troca de registros, reparo de vazamentos e instalação de equipamentos. Bairros como Realengo, Santa Cruz, Campo Grande, Bangu, Guaratiba, Paciência, Senador Camará e outros terão o abastecimento afetado, com normalização prevista de forma gradual.

Edições digital e impressa