Rio de Janeiro, 16 de Junho de 2025

Qualidade da água é 'excelente' em 95% da costa italiana

Descubra como 95% da costa italiana tem qualidade de água 'excelente', com Puglia liderando com 99,7% de praias limpas.

Sexta, 06 de Junho de 2025 às 15:09, por: CdB

Com o selo “excelente”, o mar da Puglia tem a melhor qualidade, com 99,7% de praias limpas, seguida por Friuli-Veneza Giulia (99,6%) e Sardenha (98,7%).

Por Redação, com ANSA – de Roma

A qualidade do mar da Itália é “excelente”: seus 5,1 mil quilômetros de litoral têm cerca de 95,7% da costa avaliados como limpos, sendo que Puglia, Friuli-Veneza Giulia e Sardenha lideram o ranking.

Qualidade da água é 'excelente' em 95% da costa italiana | Praia de Baunei, Calà Goloritzè, na Sardenha
Praia de Baunei, Calà Goloritzè, na Sardenha

O anúncio do Sistema Nacional para Proteção Ambiental (Snpa) classificou os mares que banham o Belpaese como dentro dos parâmetros admitidos para escherichia coli e enterococos, bactérias relacionadas a coliformes fecais.

Com o selo “excelente”, o mar da Puglia tem a melhor qualidade, com 99,7% de praias limpas, seguida por Friuli-Veneza Giulia (99,6%) e Sardenha (98,7%).

Já as regiões que possuem a maior quilometragem de costa “excelente” são Sardenha (1.390 km), Puglia (880 km) e Calábria (621 km).

Selo “excelente”

Ao mesmo tempo, o país apresenta 152 quilômetros de seu litoral (ou 2,8% do total) com qualidade “boa”, enquanto 31 quilômetros (0,6%) possuem praias tidas como “suficientes”, e 35 quilômetros (0,7%), como “insuficientes”.

O Snpa destacou que a Sicília não participou da avaliação, que é feita pelo governo local.

Nos últimos quatro anos, “a grande maioria das águas do litoral italiano atingiu o nível mais alto previsto pelo sistema de classificação europeu”, afirmou o Snpa.

Edições digital e impressa