Em março, a Teleperformance, uma das maiores empresas de call center terceirizado do mundo, publicou um adendo aos seus contratos de trabalho que exigia que os trabalhadores deixassem a empresa colocar câmeras, aparentemente para registrar e monitorar seu desempenho no trabalho em casa em tempo real, mesmo que seja nos quartos dos funcionários.
Por Redação, com Sputnik - de São Francisco
Trabalhadores remotos de gigante do call center estão sendo pressionados a permitir câmeras de vigilância em seus espaços de trabalho em casa e até serem submetidos a testes de detecção de mentiras em pressão por produtividade.
Em março, a Teleperformance, uma das maiores empresas de call center terceirizado do mundo, publicou um adendo aos seus contratos de trabalho que exigia que os trabalhadores deixassem a empresa colocar câmeras, aparentemente para registrar e monitorar seu desempenho no trabalho em casa em tempo real, mesmo que seja nos quartos dos funcionários.
O contrato também permite que dados coletados de familiares de trabalhadores, incluindo menores, sejam armazenados e submetidos a análises de vídeo e voz.
Além disso, os funcionários tiveram que concordar em compartilhar dados biométricos, incluindo impressões digitais e fotos. Também foi criada uma cláusula que exige que eles sejam submetidos a testes de detector de mentiras, se exigido pela empresa. Os adendos de contrato foram enviados para 95% dos 39 mil funcionários da Teleperformance na Colômbia que trabalhavam remotamente.
– O contrato permite o monitoramento constante do que estamos fazendo, mas também de nossa família – disse uma funcionária da empresa em Bogotá que faz atendimento da Apple e pediu para não ser identificada, à NBC News.
Ela contou que seu supervisor a ameaçou de ser removida da conta da Apple se não assinasse o novo contrato: "Eu acho que é muito ruim. Nós não trabalhamos em um escritório. Eu trabalho no meu quarto. Eu não quero ter uma câmera no meu quarto", contou ela, acrescentando que a tecnologia de vigilância do trabalho remoto ainda não foi instalada.
Outra funcionária, que atua na conta da Amazon, disse que o único cômodo em seu apartamento silencioso o suficiente para receber ligações de clientes da Espanha à noite é o quarto. Ela aponta preocupação com a invasão de privacidade e teme que o microfone capte o ronco de seu marido enquanto trabalha.
– É uma violação dos meus direitos de privacidade e dos direitos do meu marido e da minha sogra que vivem comigo – denuncia.