Rio de Janeiro, 06 de Maio de 2025

Cacique Raoni reafirma disposição de lutar pela proteção da Amazônia

Desde os anos 1960, Raoni se encontra com líderes globais em defesa da Amazônia e dos povos indígenas.

Domingo, 20 de Outubro de 2019 às 13:24, por: CdB

Desde os anos 1960, Raoni se encontra com líderes globais em defesa da Amazônia e dos povos indígenas.

 
Por Redação, com DW - de Peixoto Azevedo, MT
  Com fala incisiva e gestos imperativos, o cacique Raoni Metuktire, do povo caiapó, liderança indígena de destaque internacional, repete a mensagem que tem espalhado pelo mundo há mais de cinco décadas: "Minha luta é a proteção da floresta para que, assim, todos vocês possam viver em paz. Minha luta é pela proteção da Amazônia, pela proteção do Brasil."
raoni.jpg
O cacique Raoni responde ao presidente Bolsonaro e o acusa de atentar contra a unidade dos Povos da Floresta
Desde os anos 1960, Raoni se encontra com líderes globais em defesa da Amazônia e dos povos indígenas. Durante a Constituinte, pressionou os congressistas a aprovarem uma Constituição favorável às demandas dos povos indígenas. Neste ano, o cacique indicado ao prêmio Nobel da Paz esteve em vários países europeus para alertar sobre retrocessos nas políticas ambientais e indigenistas no Brasil.

Bolsonaro

Raoni, de 87 anos, falou à agência alemã de notícias Deutsche Welle (DW) a partir de Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso, a cidade mais próxima de sua aldeia dias antes de participar, na quinta-feira (17/10), de um ato nacional em defesa do meio ambiente e dos povos da Amazônia, em Marabá, no Pará. O cacique rebateu as declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro, de que é uma "peça de manobra" de governos estrangeiros. – Quem quer o controle de tudo é você (Bolsonaro) , o que eu quero é proteger os territórios indígenas. Nós somos os verdadeiros brasileiros. Você quer nos desunir – concluiu.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo