A circulação será feita no trecho entre a Estação Carioca e o Largo das Neves, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17.
Por Redação, com ABr – do Rio de Janeiro
O ramal Paula Mattos do tradicional Bonde de Santa Teresa, volta a operar de domingo a domingo, após a conclusão da fase de operação assistida.

A circulação será feita no trecho entre a Estação Carioca e o Largo das Neves, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17.
O intervalo de saída será de uma hora, com possibilidade futura de redução e ajustes, conforme a demanda.
O secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, disse que a medida vai beneficiar moradores e turistas.
– Durante os testes, focamos especificamente no trecho que foi reativado, somente de segunda a sexta, mas agora é vida normal, como a população merece, com o bonde fazendo viagens diretas pelo ramal completo e em todos os dias da semana. E seguimos avançando para entregar, ainda neste semestre, o trajeto completo até o Silvestre, depois de quase 20 anos de espera – avaliou o secretário.
Reestruturação
Desde janeiro de 2024, o governo do Estado tem promovido a revitalização desse tradicional meio de transporte, através de investimentos na recuperação de trilhos e rede aérea, além de ampliação da frota e da equipe. Além disso, desde abril do ano passado, 34 novos profissionais foram contratados, entre motorneiros, auxiliares e supervisores.
– É muito satisfatório saber que cumprimos com êxito a fase de operação assistida de um trecho que estava inativo há 10 anos. Seguiremos atentos e realizando os ajustes necessários em prol da população – destacou Fabrício Abílio, presidente da Central Logística, ao completar:
– Cerca de 40 mil pessoas que moram em Santa Teresa serão beneficiadas com a revitalização completa do trajeto, que vai promover a conexão do bonde com o Cristo Redentor.
Além do ramal Paula Mattos, o bonde também opera no trecho entre a estação Carioca e a parada Dois Irmãos. Nesse trajeto, a circulação também ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, com intervalos de 20 minutos.
Tarifa
O valor da tarifa é R$ 20, incluindo ida e volta, e também dá direito ao reembarque em ambos os sentidos no mesmo dia (um na ida e um na volta).
Para moradores previamente cadastrados, o deslocamento é gratuito, assim como para estudantes da rede pública, uniformizados e com o cartão escolar. Pessoas acima de 65 anos e portadores do Vale Social também têm direito à gratuidade.
Trecho revitalizado
O primeiro trecho das obras de revitalização do sistema de bondes de Santa Teresa, no ramal Paula Mattos, foi inaugurado de forma experimental. No ano passado, foi iniciado o trajeto entre o Largo dos Guimarães e o Posto de Saúde Ernani Agrícola, de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h, apenas para moradores, que têm gratuidade no embarque.
Com investimento de cerca de R$ 70 milhões, as obras de revitalização do sistema de bondes foram iniciadas em janeiro deste ano.
As intervenções atendem a uma reivindicação antiga da população, que aguarda a retomada dos ramais Paula Mattos e Silvestre há mais de dez anos. “É uma alegria fazer essa entrega. Hoje, completam 13 anos do acidente que vitimou seis pessoas aqui. Eu não tenho dúvida que o povo de Santa Teresa ganha demais, assim como o turismo. Optamos, com a inauguração deste ramal, por atender quem mora aqui, que precisa sair daqui para trabalhar, quem depende do bonde para voltar para casa e ir ao médico”, disse o governador Cláudio Castro.
Cerca de 40 mil pessoas que moram em Santa Teresa serão beneficiadas com a revitalização do trajeto. Em julho, foram registrados cerca de 67 mil embarques no bonde. Atualmente, as obras ocorrem em dois ramais e o próximo a ser inaugurado é o Silvestre, que faz a ligação entre o Bondinho do Cristo e Santa Teresa.
O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, afirmou que o momento simboliza novo capítulo na história do bonde. “Estamos falando de uma espera de mais de dez anos. A operação desse trecho será fundamental para atender tanto quem trabalha no posto quanto quem precisa ir até o local para receber atendimento. Vamos seguir avançando para entregar o trajeto original completo à população, até o Silvestre”, destacou.
Além do incremento no quadro profissional, que desde abril do ano passado conta 34 novos funcionários (16 motorneiros, 16 auxiliares e dois supervisores), mais de mil metros da via permanente e da rede aérea já foram totalmente renovados.