Segunda, 27 de Dezembro de 2021 às 08:01, por: CdB
Até março, a corporação realiza a Operação Verão 2021/2022, com um reforço das ações de prevenção e salvamento marítimo em todo o Estado, já que, nesta época, há aumento da frequência de banhistas e do tráfego de embarcações em praias.
Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro
O Corpo de Bombeiros fez 632 resgates nas praias do estado do Rio de Janeiro no primeiro fim de semana do verão. A maior parte ocorreu na área do Grupamento Marítimo de Copacabana, na zona sul da cidade do Rio, que resgatou mais de 200 pessoas.
Além disso, os bombeiros ajudaram 100 crianças perdidas na orla fluminense a reencontrar seus responsáveis.
Até março, a corporação realiza a Operação Verão 2021/2022, com um reforço das ações de prevenção e salvamento marítimo em todo o Estado, já que, nesta época, há aumento da frequência de banhistas e do tráfego de embarcações em praias.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) inaugurou em Petrópolis, na Região Serrana, o Polo Histórico e Cultural - Cidade Imperial. O espaço vai abrigar a viatura Auto-Bomba Merryweather London Fire 1927, única no país e fabricada na Inglaterra há 94 anos. O objetivo da corporação é resgatar e preservar a história do Corpo de Bombeiros e popularizar a cultura na cidade e no estado.
O espaço cultural fica no quartel de Petrópolis (15º GBM) e fica aberto para visitação de terça a quinta-feira, das 10h às 16h; e aos sábados, das 10h às 15h. A entrada é franca, e a unidade fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1.957, no Retiro.
O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral da corporação, coronel Leandro Monteiro, foi o anfitrião do evento, recebendo autoridades da cidade e militares de diversos quartéis. A celebração foi marcada por homenagens às personalidades da cidade e bombeiros que fazem a diferença na instituição.
O veículo, que possuía motor com dupla função (tração e acionamento da bomba de incêndio), foi adquirido pelo Quartel de Petrópolis em 1946, um grande avanço para a época. Outros itens do Centro Histórico do CBMERJ, que fica na capital, vão também, de forma itinerante, compor o polo.
A relíquia histórica foi o primeiro veículo de combate a incêndio de Petrópolis. Chegou a ficar exposta no Museu Imperial, por sua condição rara e função efetiva para a população da época. Foi tombada pelo município em 2018 e doada ao CBMERJ. A partir daí, ela foi restaurada pelos militares, como manifestação genuína da cultura e das tradições do CBMERJ e, hoje, está pronta para, em exposição, homenagear, em memória, todos os civis resgatados e militares que a tripularam e a conduziram.
Para o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, restaurar uma relíquia como essa foi um desafio importante. Motivo de orgulho para a instituição.
– Fiz questão de apoiar este projeto de restauração. Esta viatura realizou inúmeros salvamentos e combates a incêndios. Em um período em que os recursos e a mão de obra eram escassos, esse carro era uma necessidade inadiável, como disse um jornal da cidade em 1946. Isso aqui é um sonho realizado para nossa corporação, para a cidade e para o estado. É o posto avançado do nosso museu que fica no Quartel Central, podemos chamar assim – orgulhou-se o coronel Leandro.
Para o coronel Ramon Camilo, que esteve à frente do projeto de restauração, fazer parte dessa iniciativa é algo transcendente e inusitado.
– Estamos honrando as vítimas atendidas no passado nesta viatura: todos os bombeiros que ali foram transportados e operaram o equipamento – contou o coronel Camilo, dizendo que foram 11 meses de dedicação.