Rio de Janeiro, 16 de Junho de 2025

Bolsonaro exige que sucessores se comprometam com sua anistia

Jair Bolsonaro exige que candidatos de direita se comprometam com sua anistia, enquanto critica Michel Temer e o TSE. Entenda a situação.

Quarta, 14 de Maio de 2025 às 19:48, por: CdB

A declaração ocorre em meio a incômodo de bolsonaristas com o posicionamento do ex-presidente de facto Michel Temer (MDB) sobre união de candidatos de centro-direita em 2026, sem mencionar Bolsonaro ou a ex-primeira-dama Michelle.

Por Redação – de Brasília

Tornado réu por suspeita de liderar o golpe de Estado fracassado no 8 de Janeiro, o ex-mandatário neofascista Jair Bolsonaro (PL) cobrou, nesta quarta-feira, que os governadores de direita com planos de se candidatar à Presidência da República, uma vez que ele está inelegível, questionem publicamente os motivos das decisões tomadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, se um deles for eleito, que o anistie da sentença que, certamente, será expedida no Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro exige que sucessores se comprometam com sua anistia | Ronaldo Caiado (UB-GO) disse que, se for eleito, irá anistiar Bolsonaro e todos os golpistas do 8 de Janeiro
Ronaldo Caiado (UB-GO) disse que, se for eleito, irá anistiar Bolsonaro e todos os golpistas do 8 de Janeiro

— Não é estratégia política, vou até o último segundo. Michel Temer até entrou nessa questão… É direito do Michel Temer, ninguém que entrou na politica esquece… Mas gostaria, não posso obrigar, que os governadores falassem: ‘Bolsonaro está inelegível por quê? Essas acusações valem? — disse ele, em entrevista à mídia conservadora.

 

Lawfare

A declaração ocorre em meio a incômodo de bolsonaristas com o posicionamento do ex-presidente de facto Michel Temer (MDB) sobre união de candidatos de centro-direita em 2026, sem mencionar Bolsonaro ou a ex-primeira-dama Michelle. Temer disse ao programa Canal Livre, da emissora de TV aberta Band, que tem conversado com alguns governadores e que eles estão muito dispostos.

Bolsonaro evitou citar outros nomes, mas os governadores que disputam o seu espólio eleitoral são Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Ronaldo Caiado (União), de Goiás; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Ratinho Jr (PSD), do Paraná.

— Costumo dizer, eleição sem meu nome na chapa é negação da democracia. Isso que Alexandre de Moraes faz, lá fora é conhecido como lawfare — acusou.

Edições digital e impressa