Rio de Janeiro, 18 de Julho de 2025

Bolsonaro cede à pressão e já aponta Tarcísio de Freitas como sucessor

Jair Bolsonaro cede à pressão e apoia Tarcísio de Freitas como candidato à presidência em 2026, condicionando apoio à filiação ao PL e explorando alianças estratégicas.

Quarta, 18 de Junho de 2025 às 19:37, por: CdB

O apoio do Partido Liberal (PL) a Freitas depende de uma condição considerada inegociável: sua filiação à sigla. A exigência abre espaço para que a escolha do vice recaia sobre um nome da legenda, aliado ao bolsonarismo.

Por Redação – de Brasília

O ex-mandatário neofascista Jair Bolsonaro (PL) começa a dar sinais de que compreendeu sua situação política, inelegível por oito anos, e já negocia com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para que seja o nome da direita na disputa pela Presidência da República, em 2026. Segundo apurou o canal norte-americano de TV CNN Brasil, o aceno teria ocorrido no último fim de semana, durante a estadia de Bolsonaro no Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do governador paulista.

Bolsonaro cede à pressão e já aponta Tarcísio de Freitas como sucessor | Tarcísio de Freitas (Republicanos) se diz fiel a Bolsonaro
Tarcísio de Freitas (Republicanos) se diz fiel a Bolsonaro

O apoio do Partido Liberal (PL) a Freitas depende de uma condição considerada inegociável: sua filiação à sigla. A exigência abre espaço para que a escolha do vice recaia sobre um nome da legenda, aliado ao bolsonarismo, ampliando o leque de apoios na direita.

 

Chances

A opção de compor uma chapa pura, com Tarcísio na cabeça e Michelle Bolsonaro como vice, perdeu força. A avaliação interna é de que Michelle tem mais chances de sucesso em uma disputa ao Senado, enquanto Bolsonaro precisa contemplar outros aliados de longa data com espaços estratégicos em 2026.

Nesse contexto, ganha fôlego a possibilidade de uma aliança com a senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura do próprio Bolsonaro. Seu nome é visto com bons olhos por líderes do PL, que a consideram uma opção capaz de agregar apoios tanto no agronegócio, quanto entre parlamentares do chamado ‘Centrão’.

A decisão final, no entanto, dependerá do próprio Tarcísio. Apesar da proximidade política com Bolsonaro, o governador paulista já sinalizou que pretende manter-se fora de disputas eleitorais em curto prazo.

Edições digital e impressa