No Rio de Janeiro, os manifestantes reuniram-se na orla de Copacabana, Zona Sul da Cidade, contra a PEC da Blindagem e a anistia aos golpistas do 8 de Janeiro.
Por Redação, com BdF – do Rio de Janeiro
Desde a manhã deste domingo, várias capitais brasileiras reuniram dezenas de milhares de manifestantes contra a PEC da Blindagem, ou da Bandidagem como bradavam os ativistas. Os primeiros atos foram registrados em Salvador (BA), Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e São Luís (MA).

No Rio de Janeiro, os manifestantes reuniram-se na orla de Copacabana, Zona Sul da Cidade, contra a PEC da Blindagem e a anistia aos golpistas do 8 de Janeiro. No local, artistas consagrados como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Djavan atraíram milhares de admiradores.
Sob sol forte, com temperaturas na máxima de 40ºC, manifestantes carregavam cartazes com frases como: “Centrão inimigo do povo”; “PEC da bandidagem não”; “Câmara do crime”; “Ainda estou aqui”; “Os piores deputados da história”, entre outros.
Em coro
Em Salvador, sobre o carro de som no Morro do Cristo, a cantora Daniela Mercury declarou “não aceitamos essa PEC da impunidade para os deputados federais”, enquanto abria uma bandeira do Brasil. No chão, milhares de pessoas protestavam em coro: “sem anistia”.
A resistência ao PL da Anistia, que prevê redução de pena aos envolvidos na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, também entrou na pauta dos protestos deste domingo.
Carro de som
O grito ecoou também pelas ruas de São Luís, onde a multidão caminhou segurando cartazes e faixas onde os dizeres “sem anistia” apareciam com frequência.
“Quem deve teme, quem é honesto não precisa de PEC”, era a frase em um cartaz levantado por uma manifestante em Belém. Na capital paraense, milhares de pessoas se reuniram na entrada do Theatro da Paz, primeira casa de espetáculos construída na Amazônia.
Paulista
Na capital do Rio Grande do Norte, o domingo também começou com protesto. “Aqui em Natal o povo tá na rua dizendo não à PEC da blindagem e que não vai ter anistia”, declarou a deputada estadual Brisa Bracchi (PT), em cima do carro de som.
As manifestações continuavam na parte da tarde em outras capitais, como São Paulo, com concentração em frente ao Masp, na avenida Paulista, e participação de artistas como Marina Lima, Jota Pê, Otto e Leoni.
Locais com atos confirmados neste domingo:
SE – Aracaju: 16h, Praia da Cinelândia
GO – Goiania: 16h, Praça Universitária
ES – Vitória: 15h, ALES
AP – Macapá: 16h, Teatro das Bacabeiras
MT – Cuiabá: 14h, Praça Alencastro
SC – Florianópolis: 13h, Ponte Hercílio Luz
RJ – Rio de Janeiro, 14h, Copacabana (Posto 5)
CE – Fortaleza: 15h30, Estátua de Iracema Guadiã
PE – Recife: 14h, Rua da Aurora
RS – Porto Alegre: 14h, Redenção
PR – Curitiba: 14h, Boca Maldita
SP – São Paulo: 14h, MASP