Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Mobilização contra PEC da Bandidagem reúne artistas, em Copacabana

Artistas e movimentos sociais se unem em Copacabana contra a PEC da Bandidagem, que dificulta a abertura de processos contra parlamentares.

Sábado, 20 de Setembro de 2025 às 14:22, por: CdB

Como reposta ao avanço da pauta no Congresso, centrais sindicais, movimentos populares e outras alas da sociedade civil organizaram mobilizações em todo o país.

Por Redação, com BdF – do Rio de Janeiro

Os artistas Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil garantiram presença, neste domingo, em show gratuito na praia de Copacabana, Zona Sul da Cidade, a partir das 14h. As apresentações fazem parte dos protestos contra a PEC da Blindagem, ou da Bandidagem, realizadas em vários Estados brasileiros. A proposta, aprovada pela Câmara dos Deputados na última terça-feira, dificulta a abertura de processos criminais contra deputados e senadores.

Mobilização contra PEC da Bandidagem reúne artistas, em Copacabana | Chico, Caetano e Gil se unem contra a PEC da Bandidagem
Chico, Caetano e Gil se unem contra a PEC da Bandidagem

Como reposta ao avanço da pauta no Congresso, centrais sindicais, movimentos populares e outras alas da sociedade civil organizaram mobilizações em todo o país. O movimento conta com apoio de artistas e intelectuais brasileiros.

— A PEC da Bandidagem, que é o que é, tem que receber da sociedade brasileira uma resposta saudável, socialmente saudável, uma manifestação de que grande parte da sociedade brasileira não admite um negócio desses — afirmou Caetano, em vídeo publicado nas redes sociais.

 

Críticas

O apelido, PEC da Bandidagem, denuncia o caráter da proposta, que prevê que a abertura de processos contra parlamentares na Justiça só poderá ocorrer com aval da própria Casa Legislativa. Especialistas e movimentos sociais consideram esse um mecanismo de impunidade. Além disso, segundo a proposta aprovada, a votação sobre autorizações seria secreta, o que fez aumentar o volume de críticas.

Em São Paulo, a manifestação será realizada no domingo (21) na avenida Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), também a partir das 14h.

 

Locais com atos confirmados neste domingo:

AM – Manaus: 8h na Av. Getúlio Vargas

SE – Aracaju: 16h, Praia da Cinelândia

RN – Natal: 9h, na Ferreira Costa

GO – Goiania: 16h, Praça Universitária

ES – Vitória: 15h, ALES

AP – Macapá: 16h, Teatro das Bacabeiras

MT – Cuiabá: 14h, Praça Alencastro

MG – Belo Horizonte: 9h, Praça Raul Soares

SC – Florianópolis: 13h, Ponte Hercílio Luz

PA – Belém: 9h, Praça da República

DF – Brasília: 9h, Museu da República

RJ – Rio de Janeiro, 14h, Copacabana (Posto 5)

BA – Salvador: 9h, Morro do Cristo

CE – Fortaleza: 15h30, Estátua de Iracema Guadiã

PE – Recife: 14h, Rua da Aurora

RS – Porto Alegre: 14h, Redenção

PR – Curitiba: 14h, Boca Maldita

SP – São Paulo: 14h, MASP

Edições digital e impressa