Rio de Janeiro, 01 de Abril de 2025

Astronautas voltam à Terra após nove meses presos na ISS

Após nove meses na ISS, astronautas da SpaceX retornam à Terra em uma missão histórica. Saiba mais sobre o pouso da Crew Dragon Freedom no Golfo do México.

Quarta, 19 de Março de 2025 às 09:55, por: CdB

A espaçonave Crew Dragon Freedom, da companhia SpaceX, pousou no Golfo do México, na costa da cidade norte-americana de Tallahassee, na Flórida.

Por Redação, com ANSA – de Washington

Após mais de nove meses presos na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas norte-americanos Butch Wilmore e Sunita Williams enfim retornaram à Terra.

Astronautas voltam à Terra após nove meses presos na ISS | Cápsula Crew Dragon após pousar no Golfo do México
Cápsula Crew Dragon após pousar no Golfo do México

A espaçonave Crew Dragon Freedom, da companhia SpaceX, pousou no Golfo do México, na costa da cidade norte-americana de Tallahassee, na Flórida, na noite de terça-feira, encerrando com sucesso uma missão que atraiu atenção do mundo todo nos últimos meses.

O voo de volta também teve o comandante norte-americano Nick Hague e o piloto russo Aleksandr Gorbunov, ambos da missão Crew-9, que foi à ISS com apenas dois astronautas, em setembro passado, para permitir o retorno de Wilmore e Williams.

Continue lendo

Barcos rapidamente se aproximaram da cápsula no Golfo do México para as verificações iniciais de segurança, escoltados por um grupo de golfinhos. Logo em seguida, um navio içou a cápsula da SpaceX a bordo.

Após a abertura da escotilha, os quatro astronautas foram retirados um a um, fazendo sinais com o polegar para cima para mostrar que estava tudo bem.

Nos próximos 45 dias, eles passarão por um programa de reabilitação para se acostumar novamente com a gravidade da Terra. “Promessa feita, promessa cumprida”, celebrou a Casa Branca no X.

Wilmore e Williams

Wilmore e Williams haviam ido ao Espaço na nave Starliner, da Boeing, em junho de 2024, porém ficaram bloqueados na ISS devido a problemas no propulsor do veículo, que voltou vazio para o planeta.

Eles faziam um voo de teste e deveriam ficar apenas poucos dias na órbita terrestre, mas sua estadia ultrapassou nove meses, número acima da média habitual de meio ano, porém abaixo do recorde de permanência ininterrupta no Espaço, de 437 dias, estabelecido pelo russo Valeri Polyakov na antiga estação MIR.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo