A viagem de Jair Bolsonaro aos EUA tem gerado uma onda de vergonha e indignação por parte dos brasileiros, tanto que a #BolsonaroEnvergonhaOBrasil é o assunto mais comentado no Twitter nesta terça-feira.
Por Redação, com agências internacionais - de Washington e São Paulo
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira, ao se reunir com Donald Trump na Casa Branca, que o presidente dos Estados Unidos quer uma América grande, assim como ele quer um Brasil grande. O resultado do encontro, no entanto, foi criticado da esquerda à direita, nas redes sociais.
Bolsonaro voltou a afirmar que após décadas o Brasil deixou de ter um presidente antiamericano, e afirmou ter muito a conversar com Trump. O mandatário brasileiro entregou uma camisa da seleção brasileira ao presidente norte-americano com o nome de Trump nas costas, mas sem um autógrafo sequer dos atletas que a integram. Ele também recebeu uma camisa da seleção de futebol dos EUA.
A viagem de Bolsonaro aos EUA, na realidade, gerou uma onda de pesadas críticas por parte dos brasileiros. A #BolsonaroEnvergonhaOBrasil foi o assunto mais comentado no Twitter, ao longo desta nesta terça-feira. Entre as medidas mais submissas do capitão reformado, encontra-se a liberação de vistos para os norte-americanos de forma unilateral, a entrega da base de Alcântara, além além do presidente da República ter agredido imigrantes brasileiros que vivem nos EUA.
Críticas
Desde a extrema direita, com o colunista Marco Antonio Villa, que se notabilizou como uma das vozes mais agressivas do conservadorismo com seus comentários na rádio Jovem Pan, proliferam as críticas à visita do presidente a Washington. Villa mostrou-se indignado com a posição entreguista diante os Estados Unidos. De acordo com o jornalista, a viagem foi “um desastre”.
Segundo Villa, a política de Bolsonaro "coloca em risco a recuperação econômica, a segurança nacional”.
— Esta viagem está sendo desastrosa. É um absurdo o que está sendo feito. Você se alia aos EUA e não vai receber nada. O que vamos é receber é material militar de oitava categoria, o que não nos interessa. É necessário acabar com essa subserviência — acrescentou.
O jornalista também voltou suas baterias contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para quem os imigrantes brasileiros nos EUA de "vergonha" - declaração concedida em plena coletiva de imprensa naquele país.
— Eduardo Bolsonaro. Você que é uma vergonha para o Brasil. Você que põe o boné do Trump. Você é uma vergonha e não o brasileiro que vai lá trabalhar — acrescentou.
À esquerda
No campo da esquerda, o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) também bateu pesado no presidente Bolsonaro.
"'Grande maioria dos imigrantes não tem boas intenções nem quer fazer o bem aos americanos', diz Bolsonaro à Fox News. Depois do filho, é o presidente que humilha e fala mal dos brasileiros, trabalhadores que construíram uma vida digna como imigrantes", escreveu o parlamentar no Twitter.
"Se dizia patriota, mas é um entreguista. Vergonha para o Brasil. Entrega da base de Alcântara é um crime de lesa-pátria. Por 20 anos EUA tentou isso e o Brasil resistiu. Resistiremos no Congresso Nacional, submissão não passará", complementou.
Ainda segundo o parlamentar, "é para corar de vergonha o discurso de Bolsonaro para empresários nos EUA”.
"Sabujo de Trump o presidente mostrou sua 'estatura' de estadista c/piadinha homofóbica e coisas 'importantes' como: somos contra a ideologia de genero e somos contra o politicamente correto. É muita mediocridade!”, concluiu.